Pela nona semana consecutiva, Cachoeiro de Itapemirim foi classificado pelo governo estadual como risco moderado para Covid-19, classificação que permanecerá até o próximo domingo (31). O município está com cerca de 600 casos ativos, segundo dados do Portal Covid-19 Cachoeiro e do painel de indicadores do governo estadual.

Diante da realidade atual, a Prefeitura de Cachoeiro reforça o apelo para que a população tome os cuidados sanitários para evitar a transmissão do coronavírus. Nunca é demais relembrar as medidas básicas: evitar sair de casa, usar máscara de proteção quando estiver fora da residência, evitar aglomerações, higienizar as mãos constantemente e cumprir o isolamento social, se estiver com sintomas.

Além das ações diretamente ligadas à área de Saúde, equipes da Prefeitura fazem limpeza de locais públicos com hipoclorito de sódio todas as semanas. Também são realizadas campanhas de conscientização junto ao comércio e à população em geral.

Outra ação essencial é a fiscalização aos estabelecimentos comerciais da cidade para verificar o cumprimento das medidas restritivas. Em 2020, foram feitas 16.782 vistorias por todo o município, e o trabalho continua em 2021.

Essas ações de fiscalização são reforçadas pelo Disk Aglomeração, que recebe denúncias de desrespeito às normas restritivas e às encaminha à Central de Fiscalização ou à Guarda Civil Municipal (GCM), para que sejam tomadas as medidas cabíveis. O Disk Aglomeração atende 24 horas. Nas primeiras semanas de 2021, já foram acolhidas 39 denúncias.

“Infelizmente, nosso município perdeu, até agora, mais de 280 vidas para a Covid-19. Tudo o que está ao alcance do poder público municipal para combater a pandemia está sendo feito. Cabe à população se somar a nós nessa luta, tomando todos os cuidados necessários”, alerta Ruy Guedes, vice-prefeito e coordenador do Serviço de Comando Operacional (SCO) para combate à Covid-19 em Cachoeiro.