O Governo do Espírito Santo anunciou, nesta sexta-feira (26), o 46º mapa de risco da Covid-19. Piúma, no Sul do estado, continua em risco alto para a doença.

Os números de cidades em risco moderado e baixo continuam os mesmos do mapa divulgado na semana passada: são 41 cidades em risco baixo e 36 em risco moderado. No entanto, a classificação de alguns municípios mudou. Por exemplo: Sooretama, no Norte do estado, e Mimoso do Sul, na região sul, passaram de risco moderado para baixo.

46º Mapa de Risco Covid-19 do governo do ES — Foto: Divulgação/Governo do ES
46º Mapa de Risco Covid-19 do governo do ES — Foto: Divulgação/Governo do ES

A classificação começa a valer a partir desta segunda-feira (1°) até o próximo domingo (7). O mapa é o que define as estratégias e restrições a serem seguidas por cada município para evitar o avanço da Covid-19.

46º Mapa de Risco Covid-19 do governo do ES — Foto: Divulgação/Governo ES
46º Mapa de Risco Covid-19 do governo do ES — Foto: Divulgação/Governo ES

Classificação de risco

Risco alto: Piúma

Risco moderado: Afonso Cláudio, Águia Branca, Anchieta, Aracruz, Baixo Guandu, Boa Esperança, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Domingos Martins, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Iconha, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Linhares, Marilândia, Pedro Canário, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, Vargem Alta, Viana, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

Risco baixo: Água Doce do Norte, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Apiacá, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibitirama, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jaguaré, Laranja da Terra, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pinheiros, Ponto Belo, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, São Roque do Canaã, Serra. Sooretama e Venda Nova do Imigrante.

 

Cálculo

A matriz de risco de convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias.

Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril.