A partir desta segunda-feira (1º), consultas em 13 especialidades na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu serão marcadas diretamente pelos médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS), não havendo necessidade de o paciente levar o encaminhando até a policlínica para marcar o procedimento.

As especialidades incluídas nesse novo procedimento abrangem cardiologia, dermatologia, ginecologia, otorrinolaringologia, urologia, ortopedia, psiquiatria e pediatria. Novas consultas especializadas da Policlínica Municipal, que serão ofertadas a partir da semana que vem, também serão marcadas nas UBS: alergia e imunologia, pneumologia adulto e pediátrico e reumatologia.

“Essa mudança faz parte do novo sistema de regulação do governo estadual, no qual o profissional da Atenção Básica e o especialista conversam diretamente entre si para verificar a necessidade ou não da consulta especializada. Isso torna o procedimento mais ágil e, ao mesmo tempo, mais criterioso”, explica o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Por outro lado, outros 11 serviços ofertados na Policlínica continuarão sendo marcados na própria unidade: fonoaudiologia, psicologia, nutrição, pequenas cirurgias, colposcopia e colocação de DIU, risco cirúrgico, exames laboratoriais, raio-X, preventivo e clínica geral.

A Policlínica Municipal Bolívar de Abreu está localizada no bairro Santo Antônio e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Os telefones de contato são (28) 3155-5406 e 5271.