Avião partiu por volta das 8h30 de Florianópolis para pegar o paciente em Chapecó. Esta é a primeira vez que Santa Catarina transfere pacientes para outros estados desde o início da pandemia.

 

 

 

Santa Catarina começa na manhã desta quarta-feira (3) a transferência de pacientes com Covid-19 para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Espírito Santo. O primeiro transporte deve ser feito pelo avião do Corpo de Bombeiros, que saiu por volta das 8h30 de Florianópolis e seguiu até Chapecó, no Oeste catarinense, região com maior fila de espera no estado. A previsão é que a aeronave chegue ao estado capixaba no período da tarde.

 

 

Cada paciente será transportado individualmente por causa da gravidade do estado de saúde. A expectativa é que até 16 pessoas receberão assistência médica no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, no município da Serra (ES), região da Grande Vitória.

 

 

 

A situação da pandemia se agravou em Santa Catarina, principalmente a partir de fevereiro, e há falta de leitos de UTI. Até a noite de terça (2), 251 pessoas aguardavam para serem transferidas. Pelo menos 35 pacientes morreram nessa espera. A taxa de ocupação de leitos de UTI destinados a pessoas com Covid-19 adulto era de 99,95%, às 22h07 de terça.

 

 

 

 

Transporte

 

 

 

O transporte será feito por meio de aviões do Batalhão de Operações de Aéreas (BOA) e de uma empresa terceirizada. A previsão é de que cada aeronave transporte um paciente em cada uma das viagens.

 

 

 

 

A equipe do Arcanjo 2, que irá fazer a primeira transferência, partiu do hangar do BOA no aeroporto de Florianópolis até a região Oeste catarinense. Na programação inicial consta que será levado na aeronave um paciente, com a equipe de saúde. Essa operação vai se repetir ao longo dos dias. Ainda não foi divulgado como serão as operações da empresa.

 

 

 

 

Segundo o superintendente de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde, Diogo Bahia Losso, o objetivo é atender prioritariamente a região Oeste, com a transferência de pessoas que estão nos hospitais Regional do Oeste, em Chapecó, Regional São Paulo, em Xanxerê, e Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste. Todas essas unidades já registraram mortes de pessoas que aguardavam por um leito.

 

 

Também não há mais vagas de uti na região da Grande Florianópolis. O governo do estado decretou medidas mais restritivas, mas durante os finais de semana, e disse que vai avaliar os resultados, para depois definir se irá adotar novos protocolos.

 

 

No Espírito Santo, a ocupação de leitos de UTI é de 72,77%, de acordo com dados divulgados na terça-feira. Em janeiro, o estado recebeu 36 pacientes com Covid-19 transferidos de Manaus, sendo que seis amazonenses morreram durante o tratamento no estado capixaba. Em fevereiro, o estado recebeu pacientes vindos de Rondônia.