A atualização mais recente do Painel de Ocupação de Leitos Hospitalares, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), aponta mais um dado preocupante: pelo menos nove hospitais capixabas não possuem mais leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de nenhum tipo de doença. Os números foram atualizados na tarde de domingo (21).

Ao levar em consideração os leitos de UTI exclusivos para o tratamento da covid-19, o cenário é ainda pior: são 11 hospitais com 100% de ocupação. No Hospital Estadual Jayme Santos Neves, na Serra, referência no tratamento da doença, apenas um leito estava disponível para pacientes covid-19, segundo os dados. No caso de leitos UTI geral, o número aponta 101,97%, ou seja, já há excesso de atendimento no local.

Os números são relativos à oferta de leito do Sistema Único de Saúde (SUS) nas redes pública, privada e filantrópica. A lotação acontece em hospitais espalhados por todo o Espírito Santo, inclusive em unidades onde recentemente foram abertos mais leitos.

Na Grande Vitória, não há mais leitos para nenhum tipo de atendimento em UTIs no Hospital Evangélico de Vila Velha, Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, Vila Velha Hospital e no Hospital Estadual de Urgência e Emergência, o antigo São Lucas. Na Santa Casa de Misericórdia de Vitória, já são 100% de ocupação em leitos de UTI para covid e 90,63% em UTI geral.

No norte do Espírito Santo, estão com 100% de ocupação em todos os tipos de  leitos UTI os hospitais Rio Doce, em Linhares, e São Camilo, em Aracruz. Em Colatina, o Hospital Silvio Avidos está com ocupação máxima nos leitos UTI covid-19 e 92,31% nos leitos UTI gerais.

Na região sul capixaba, o Hospital São José do Calçado, que recebeu 22 novos leitos covid-19 na última semana, também está com 100% de ocupação em todos os leitos de UTI da unidade. A mesma situação é encontrada no Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim. Já na Santa Casa de Cachoeiro, há 100% de ocupação em leitos UTI exclusivos para covid-19 e 88,24% nos leitos UTI totais