Depois de se unirem com a atuação de alunos de medicina e enfermagem na vacinação em Vila Velha, a Secretaria de Saúde da cidade e a Universidade Vila Velha firmaram mais uma parceria e criaram a Central de Digitação de Vacinação Covid-19.  

O objetivo dessa central é dar mais agilidade aos lançamentos de dados de pessoas imunizadas no município. Nela são registrados os dados das vacinas que foram aplicadas, alimentando então o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI).  

“O repasse de mais doses para o município pelo Ministério da Saúde depende de quantas vacinas foram aplicadas e de serem lançadas nesse sistema”, explica Ariana Nogueira do Nascimento, professora dos cursos de Enfermagem e Medicina e Coordenadora dos Estágios Obrigatórios da UVV.  

São cerca de 25 pessoas entre profissionais de saúde e alunos dos cursos de Enfermagem e Medicina da UVV, que atuam de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h no Campus de Boa vista, onde uma sala foi disponibilizada.  

A expectativa é zerar os cadastros pendentes.   

“Alguns pontos de imunização não possuem computadores para que possamos inserir as imunizações em tempo real. Com a Central, estamos conseguindo dar agilidade no lançamento do quantitativo de imunizados. São cerca de 3 mil digitações diárias”, disse a subsecretária da Atenção Primária, Karina Lalemand.