O Espírito Santo vai receber 10 mil doses da vacina contra a Covid-19 da Pfizer. A informação foi divulgada pelo secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (30) em Vitória.

O primeiro lote com 1 milhão de doses da vacina chegou ao centro de distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos, na Grande São Paulo, na noite de quinta (29) e será distribuído para as 27 capitais. O dia exato da chegada dos imunizantes ao Espírito Santo não foi confirmado.

"Confirmamos o envio de 10 mil doses da Pfizer de D1 para aplicação da população capixaba. A previsão da chegada é de hoje ou amanhã", disse Nésio.

Segundo o secretário, o estado está preparado para o armazenado da vacina, que precisa de temperaturas mais baixas do que as outras duas que já são aplicadas no Espírito Santo, a CoronaVac e a de Oxford.

"Estamos preparados na Rede de Frio para condicionar esses insumos, porque eles dependem de temperatura mais baixa. Nossa coordenação vem definindo mecanismos de utilização dessa vacina, que é um pouco diferenciada", explicou.

Secretário e subsecretário em coletiva realizada nesta sexta-feira — Foto: Divulgação/Sesa
Secretário e subsecretário em coletiva realizada nesta sexta-feira — Foto: Divulgação/Sesa

Sobre as 42 cidades capixabas que não tinham doses da CoronaVac para aplicação de segunda dose, o subsecretário Luiz Carlos Reblin disse que o estado começou a distribuir nesta quinta 2.600 doses para esses municípios.

"Temos 42 municípios que ontem não tinham mais a dose 2. Ontem iniciamos a distribuição de 2.200 doses da CoronaVac. É uma quantidade pequena, não é um número grande. Temos uma reserva para incidentes. É uma quantidade pequena, mas fica como reserva técnica. Mas com a necessidade de aplicação da D2, incluímos essas 400 doses que tínhamos de reserva", contou.