O Espírito Santo recebeu, na noite desta segunda-feira (3), a primeira remessa de doses de vacinas da Pfizer contra a Covid-19.

O Ministério da Saúde enviou 10.530 doses ao estado. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), as doses serão destinadas à capital Vitória, seguindo as orientações do plano nacional de imunização.

Vitória receberá o envio proporcional de doses para pessoas com comorbidades, com 24,9% de doses a este grupo.

Devido às especificidades de armazenamento dos imunizantes, a Sesa acondicionará as doses em duas câmaras refrigeradas na Central Estadual de Rede de Frio, na qual a Secretaria de Saúde de Vitória poderá fazer a retirada para os pontos estratégicos de vacinação ao longo da semana.

Segundo a Prefeitura de Vitória, diante do planejamento de vacinação, o município irá retirar na Sesa o quantitativo de doses suficientes para serem aplicadas durante cinco dias, prazo que o imunizante pode ser mantido na temperatura de 2ºC a 8ºC.

A capital capixaba já abriu agendamento para vacinação de pessoas com comorbidades.

Durante a manhã, o estado recebeu 135.000 doses da vacina Covishield, de Oxford e da Fiocruz. O estado fará o envio de primeiras doses para pessoas com comorbidades (88.443 doses); gestantes e puérperas (15.013 doses); pessoas com deficiência permanente (14.500 doses) e mais um quantitativo de doses para trabalhadores da saúde e população quilombola.

Para as segundas doses, o governo estadual fará o envio de 5,6% de doses para pessoas de 70 a 74 anos com a remessa da CoronaVac que chegou no último sábado (1º).