O Espírito Santo recebe a 18ª remessa de vacinas contra a Covid-19. São 83.700 doses da Covishield (Oxford/Fiocruz) previstas para chegar no início da noite desta quinta-feira (06).

Além disso, o Estado pactuou com os municípios para darem início a Fase II do grupo de comorbidades, pessoas com deficiência permanente e gestantes e puérperas. Assim, a orientação é para que a partir desta quinta-feira (06), seja ampliada a vacinação também às pessoas com as comorbidades listadas pelo Ministério da Saúde, na faixa etária de 50 a 59 anos.

As doses serão encaminhadas à Central Estadual de Rede de Frio da Secretaria da Saúde (Sesa) para cadastramento. A distribuição aos municípios da Região Metropolitana e para as regionais de saúde Norte, Sul e Central acontecerá na sexta-feira (07).

Necessidade de mais de 87 mil doses da Coronavac para D2

Com o cenário de escassez das doses da vacina Coronovac (Sinovac/Butantan) no Brasil, devido ao desabastecimento do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) pelo Instituto Butantan, que acarretou no comprometimento da distribuição das segundas doses em todo território brasileiro, o Espírito Santo precisa 87.749 doses da vacina para aplicar como D2 nos capixabas que estão com esquema em aberto.

A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (06), por meio da Resolução da Comissão Intergestores Bipartite de Nº048/2021.

Para dar continuidade à vacinação com a Coronavac, o Estado aguarda o envio de novas doses pelo Ministério da Saúde para a distribuição aos municípios.