Folha do ES
Seg, 14 de Jun
Gif Folha do ES

Home   Saúde     Espírito Santo


Cachoeiro vacina idosos e professores contra a gripe a partir desta terça (11)

Cachoeiro vacina idosos e professores contra a gripe a partir desta terça (11)

Vacinados contra Covid-19 devem aguardar intervalo de 14 dias para receberem a dose contra gripe. Foto: Márcia Leal/PMCI

  Por Kimberlly Soares

  10.maio.2021 às 15:18

Nesta terça-feira (11), as unidades de saúde de Cachoeiro de Itapemirim começam a vacinar contra a gripe (Influenza) as pessoas a partir de 60 anos e professores de escolas públicas e privadas. Eles devem procurar as salas de imunização, das 7h às 16h, levando cartão do SUS, CPF e cartão de vacina e, no caso dos professores, uma declaração do estabelecimento de ensino em que trabalha.

Caso já tenham tomado a vacina contra a Covid-19, as pessoas desses grupos devem aguardar um intervalo de 14 dias para receberem a dose contra a gripe.

Campanha nacional

A meta é vacinar cerca de 90% desses públicos, que são considerados, pelo Ministério da Saúde, uns dos mais suscetíveis à doença, entre a população.

Apesar de ter uma evolução benigna na maior parte dos casos, nas pessoas com sistema imunológico mais debilitado, a gripe pode causar quadros de pneumonia e levar, até mesmo, à morte. Por isso, desde 1999, a aplicação de imunizante na população mais vulnerável ocorre anualmente e faz parte do Calendário Nacional de Vacinação. Neste ano, ela começou em abril, pelas crianças de até seis meses a seis anos, puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto), gestantes e trabalhadores da saúde. “Nesta época de maior circulação do vírus influenza, é imprescindível a imunização dos públicos-alvo da campanha, a fim de evitar complicações, internações e óbitos. Idosos, professores, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde precisam respeitar, entretanto, o intervalo de 14 dias entre as vacinas contra Covid-19 e Influenza, de acordo com o Informe Técnico das Campanhas Nacionais de Vacinação”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Busca ativa

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que quem faz parte dos grupos prioritários da campanha contra a Influenza, já autorizados a receber a vacina, deve procurar uma unidade de saúde assim que possível. Cachoeiro pretende atingir a meta de 90% em todos os públicos. No caso das crianças de seis meses a menores de seis anos, enfermeiros das unidades básicas de saúde fazem busca ativa, entrando em contato com as mães para pedir que levem os filhos para tomar o imunizante.


Fonte: Prefeitura De Cachoeiro de Itapemirim

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2021 Folha do ES. Todos os direitos reservados.