As grávidas e puérperas voltam a ser ser vacinadas contra a Covid-19 em Vitória nesta terça-feira (18). Nesta segunda-feira (17), a partir das 16h, será aberto o agendamento de 3 mil vagas para a primeira dose da vacina Pfizer.

A Secretaria de Saúde de Vitória vai disponibilizar o agendamento por meio do site ou do aplicativo "Vitória Online".

A vacinação será realizada na terça e na quinta (20) no ginásio da Faculdade Salesiana, no Forte São João; no Maannaim Vitória, ao lado do Teatro Carmélia; e na Igreja Batista, em Jardim da Penha.

Vacinação de grávidas

 

O Espírito Santo suspendeu a vacinação às gestantes e puérperas com doses da AstraZeneca na última semana. Grávidas e puérperas com e sem comorbidades passarão a receber doses da vacina da Pfizer. A vacinação ocorrerá de maneira regionalizada.

Foram definidas 14 cidades para receber as doses da Pfizer: Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guaçuí, Guarapari, Linhares, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

A organização da vacinação deste público será das gestões municipais, com articulação entre as cidades polos. A orientação, por parte da Secretaria da Saúde, é que sejam feitas estratégias mistas, com a participação de equipes volantes nos demais territórios ou levando-as aos pontos de vacinação das cidades definidas.

A logística de distribuição se deve às especificidades do imunizante, em especial ao seu armazenamento e manejo. Além disso, profissionais dos municípios selecionados participaram de capacitações com equipe estadual para aprendizagem das técnicas utilizadas para aplicação da Pfizer.

De acordo com orientações do Programa Nacional de Imunizações, as doses da Pfizer devem ser armazenada no máximo cinco dias à temperatura de +2°C a +8°C; até 14 dias à temperatura de -25°C à -15°C; ou durante toda a validade (seis meses) em freezer de ultra baixa temperatura (-80°C à-60°C).