Nesta segunda-feira (25), a empresa de biotecnologia de Maryland (EUA) Novavax anunciou planos para iniciar a inscrição de aproximadamente 130 pessoas em um ensaio com uma nova vacina experimental contra a Covid-19. A empresa diz que espera obter resultados preliminares de segurança e eficácia em julho.

Esta é a décima companhia do mundo a iniciar testes em humanos de possíveis vacinas contra a doença causada pelo novo coronavírus. A fase inicial do julgamento está sendo realizada em dois locais na Austrália.

A vacina, denominada NVX-CoV2373, produziu altos níveis de anticorpos neutralizantes em testes pré-clínicos, declarou a empresa em um comunicado. 

"Esses resultados fornecem fortes evidências de que a candidata a vacina será altamente imunogênica em seres humanos, levando à proteção contra a Covid-19 e, assim, ajudando a controlar a propagação desta doença", afirmou.

O anúncio foi feito apenas na declaração e os dados não foram revisados por pares ou publicados em uma revista médica. Se os resultados forem promissores, o estudo continuará em sua segunda fase, na qual um grupo maior de participantes em vários países será testado para avaliar a segurança, eficácia e capacidade de redução da vacina contra o novo coronavírus.

Enquanto isso, a Novavax planeja produzir a vacina com antecedência, portanto, um suprimento estará disponível caso a eficácia seja compravada. A produção está sendo acelerada com US$ 388 milhões da Coalition for Epidemic Preparedness Innovations (CEPI), uma parceria global entre organizações públicas, privadas e filantrópicas.

Um porta-voz da Novavax afirmou à CNN que espera entregar 100 milhões de doses da vacina até o final do ano e um bilhão de doses em 2021.