O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, anunciou nesta quarta-feira (16) novas medidas para tentar conter o aumento de casos de Covid-19, incluindo novas restrições de entrada no país.

A nova limitação vai valer entre 21 de dezembro e 10 de janeiro. Durante esse período, tanto estrangeiros quanto uruguaios que moram no exterior não vão poder entrar no país. As únicas exceções serão cidadãos que já compraram passagem e o transporte de carga, que poderá continuar normalmente.

O governo uruguaio já impôs uma série de restrições em suas fronteiras desde o início da pandemia. Até agora, porém, estas medidas não se aplicavam a cidadãos uruguaios e a estrangeiros residentes no país.

Lacalle Pou também proibiu a realização de eventos públicos, ordenou o fechamento de bares e restaurantes à meia-noite e anunciou que mandou para o Legislativo um projeto que limita o direito de reunião das pessoas. O objetivo desta última medida é impedir a realização de festas de fim de ano e de comemorações numerosas de Natal.

"A segunda onda do mundo é a nossa primeira onda", afirmou o presidente ao justificar as medidas.

Desde o mês passado, o Uruguai enfrenta um crescimento nos casos de Covid-19, e soma atualmente 10.893 infecções e 102 mortes pela doença em uma população de 3,4 milhões de pessoas.