A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Crimes Contra o Transporte de Carga (DECCT), prendeu nesta semana o líder de uma organização criminosa especializada a roubo de carga de cigarro. Essa organização é investigada em, pelo menos, nove inquéritos, desde novembro de 2022, e causou um prejuízo estimado em R$ 350 mil.

Na semana passada a polícia prendeu em flagrante um dos integrantes dessa quadrilha, que foi conduzido ao presídio. Já nesta segunda-feira (13), o líder da organização criminosa, sem saber que havia um mandado de prisão contra ele por furto, foi até uma delegacia para prestar esclarecimentos em relação a uma investigação que estava em nome dele e acabou preso.

Segundo as investigações, todos os roubos de cargas aconteceram em Cariacica. “Eles roubavam e revendiam a carga. Eles abordavam os motoristas das vans de forma violenta, utilizando arma de fogo, levavam a carga para um certo local, faziam o transbordo e depois abandonavam o motorista. Infelizmente a gente não conseguiu recuperar as cargas, porque eles conseguem distribuir isso muito rápido”, explicou o delegado Brenno Andrade.

A polícia informou ainda que os outros integrantes da organização criminosa já foram identificados e estão sendo procurados pela polícia. “Fica o alerta também para as pessoas que compram essas cargas roubadas, sem nota fiscal ou com preço muito abaixo do mercado, vocês também podem ser responsabilizados”, pontuou o delegado.

“A gente espera que com a prisão desse ‘cabeça’ da organização, que esses roubos que vinham acontecendo de forma continuada, causando pânico aos motoristas das empresas e para população em geral, cessem e que as estatísticas de roubo a cargas diminuam”, completou Brenno Andrade.