A Polícia Civil do Espírito Santo, através da Delegacia de Polícia de Presidente Kennedy, concluiu a investigação do acidente que resultou na morte do motociclista Valdemir da Silva Graça, conhecido como "Tivarde", no dia 29 de dezembro de 2023. O inquérito foi remetido ao Ministério Público nesta terça-feira (14), com o indiciamento de K.M. pelo crime de homicídio culposo na direção de veículo automotor qualificado pela ausência de permissão para dirigir.

O acidente ocorreu em Boa Esperança, interior de Presidente Kennedy. De acordo com a apuração da Polícia Civil, Tivarde pilotava sua motocicleta quando foi atingido pela moto de K.M. Apesar de estar sem capacete, a investigação concluiu que Tivarde transitava em seu lado da via, não tendo contribuído para a causa do acidente.

Na época, após os primeiros socorros no Pronto Atendimento de Presidente Kennedy, Tivarde foi transferido para a Santa Casa de Cachoeiro de Itapemirim, onde faleceu em janeiro deste ano em decorrência de complicações causadas por uma hemorragia craniana.

A Polícia Civil ressalta que K.M. não possuía carteira de habilitação para dirigir motocicletas, o que configura a qualificadora do crime. O inquérito foi encaminhado ao Ministério Público, que poderá propor a ação penal contra o indiciado. A pena varia de cinco a dez anos de detenção.

Preocupação com acidentes de moto

A Polícia Civil de Presidente Kennedy se mostrou preocupada com o elevado número de acidentes envolvendo motociclistas na cidade. A corporação afirma que intensificará as investigações dos crimes de trânsito, buscando coibir irregularidades e reduzir o número de vítimas fatais nas vias do município.

Ações de conscientização

As autoridades locais pedem aos motociclistas que redobrem os cuidados no trânsito, utilizando sempre o capacete e respeitando as leis de trânsito. Campanhas de conscientização também estão sendo realizadas no Maio Amarelo que tem como objetivo chamar a atenção de motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas sobre os impactos sociais, emocionais e econômicos, resultados dos acidentes de trânsito, para assim mudar atitudes.

Combate à impunidade

A investigação do caso de Tivarde demonstra o compromisso da Polícia Civil com a apuração rigorosa de crimes de trânsito e a busca por justiça para as vítimas e seus familiares. A punição exemplar dos responsáveis por esses crimes é fundamental para a dissuasão de novas ocorrências e a garantia da segurança no trânsito.