O Ranking dos Políticos, uma iniciativa da sociedade civil, lançou sua lupa sobre os representantes capixabas no Congresso Nacional, com o objetivo de avaliar e classificar o desempenho de senadores e deputados federais. O critério central para a atribuição de notas é o compromisso com a redução de privilégios, o combate ao desperdício e o enfrentamento da corrupção no poder público. As informações utilizadas para a análise são provenientes de fontes oficiais, como os sites da Câmara, do Senado e dos Tribunais de Justiça.

Nessa revisão recente, o site escrutinou a performasse dos parlamentares do Espírito Santo, revelando uma panorâmica interessante. Na parte inferior da lista, encontram-se os parlamentares do PT e PSB, com destaque negativo para os senadores Fabiano Contarato (PT), que acumulou 4,44 pontos em uma escala total de 10, e o deputado Helder Salomão (PT), obtendo a marca mais baixa entre todos os congressistas capixabas, com apenas 3,17 pontos. Também figuram na zona de baixa avaliação os deputados federais Paulo Foletto (PSB), com 3,77, e Jack Rocha (PT), que alcançou 3,62 pontos.

Por outro lado, políticos que demonstraram boa produção também ganharam destaque. O deputado Evair de Melo (PP) liderou o ranking capixaba com sólidos 8,24 pontos, seguido de perto pelos senadores Marcos do Val (Podemos), com 8,35, e Magno Malta (PL), que atingiu 8,32 pontos. Outros políticos com avaliações positivas incluem: Gilvan da Federal (PL), com 7,09, Messias Donato (Republicanos), com 6,70, Josias da Vitória (PP), que somou 6,49, Gilson Daniel (Podemos), com 5,60, Amaro Neto (Republicanos), com 5,51, e, na tábua da beirada da tabela, Victor Linhalis (Podemos), com 5,01 pontos.

Para calcular a pontuação final, o Ranking dos Políticos utiliza pesos específicos. As votações têm um peso triplo (3x), enquanto os gastos (presenças e economia de verbas) têm um peso duplo (2÷). Processos judiciais (Ficha Limpa) impactam negativamente na nota final. Outros fatores também podem somar ou subtrair pontos. A fórmula utilizada para calcular a nota final é [(V x 3)+(G / 3)]/4 + P + OT, onde V representa as votações, G representa os gastos, P é relacionado aos processos judiciais e OT abrange outros fatores.

No geral, o Espírito Santo conta com 13 parlamentares em Brasília — três senadores e dez deputados —, e o ranking oferece uma visão abrangente do desempenho desses representantes. Veja a lista:

APROVADOS:

REPROVADOS