O deputado federal Junio Amaral (PL-MG) apresentou um pedido à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara para convocar o ministro da justiça, Flávio Dino, para prestar esclarecimentos acerca de sua visita ao Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) preside essa comissão.

Nesta quarta-feira, 15 de março, Flávio Dino entrou na Favela Nova Holanda, também conhecida como Complexo da Maré, sem proteção policial, com o objetivo de “debater políticas de segurança pública”. De acordo com uma pesquisa realizada pela ONG Redes Maré entre 2018 e 2020, 63% dos moradores da região têm medo de serem atingidos por balas na favela da Marè.

“O que causa estranhamento é a ida do ministro da Justiça, em agenda não oficial, visto que não consta no sistema e-Agendas, a ida a um evento cujos participantes promovem discursos contrários a atividade policial, responsabilizando de maneira mentirosa os agentes que realizam operações no Rio de Janeiro” disse o deputado federal Junior Amaral.

O deputado ainda deseja receber esclarecimentos acerca do fácil acesso que Dino teve ao adentrar na favela. “O local tem diversos pontos controlados pelo crime organizado armado e violento, razão pela qual há recorrentes operações policiais no local”, explicou o parlamentar. Amaral quer saber se alguma equipe de segurança acompanhou o ministro.