Uma operação apreendeu mais de 10 toneladas de carne suína de origem clandestina em uma empresa localizada em Vila Velha, na Grande Vitória. A ação de fiscalização aconteceu na última sexta-feira (10) e teve o resultado divulgado nesta segunda-feira (13). A operação foi realizada por equipes de fiscalização do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) da Diretoria de Agricultura e Pesca da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) da Prefeitura de Vila Velha, Guarda Municipal e Serviço de Inspeção Estadual (SIE) do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf)

Em 5 de julho de 2022, a mesma empresa foi alvo de uma operação e no local foram apreendidas 15 toneladas de carne de origem suína.

Uma funcionária da empresa teria impedindo a entrada da equipe alegando que a empresa estava fazendo um trabalho de limpeza interna, mas depois de meia-hora, a equipe de fiscalização acessou o local.

No endereço, foram encontradas nas salas de produção restos de cortes de carne suína sobre mesas e bancadas em condições precárias com resíduos de sangue, além de moscas e outros insetos.

Nas câmaras frigoríficas havia mais carne com coloração amarelada e esverdeada e algumas em estado de putrefação, indicando contaminação, e com selo de inspeção falsificado.

A equipe também encontrou diversos produtos com data de validade vencida. Três autos de infração foram lavrados. O material identificado pelas equipes de fiscalização foi lacrado e a primeira remessa foi recolhida por um caminhão no mesmo dia. Nesta segunda-feira outras duas remessas de carne serão recolhidas do local.

A carga será transferida para um depósito credenciado, em Timbuí, Fundão e os produtos serão triturados para produção de ração. Mais detalhes da operação serão divulgados durante coletiva de imprensa na tarde desta segunda.

Parte de carne de origem clandestina apreendida foi recolhida por caminhão em Vila Velha, ES — Foto: Divulgação/PrefeituraParte de carne de origem clandestina apreendida foi recolhida por caminhão em Vila Velha, ES — Foto: Divulgação/Prefeitura