Após a cassação de Deltan Dallagnol pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Podemos manterá a cadeira na Câmara, apresentando o suplente Luiz Carlos Hauly, que teve 11.925 votos.

Hauly é ex-deputado federal, cargo que exerceu por sete mandatos seguidos. Economista e professor, ele também exerceu o cargo de secretário de Fazenda do Paraná em duas oportunidades.


Acontece que o Podemos pode perder a vaga para o PL, pois o suplente de Dallagnol não cumpriu o coeficiente eleitoral. Desta forma, sua entrada para a Câmara não é confirmada.

 

SOBRE A CASSAÇÃO
O TSE cassou o mandato do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR), nesta terça-feira (16), sob argumento de que o ex-procurador teria infringido a Lei da Ficha Limpa.

A decisão se refere ao recurso que contestava a elegibilidade do parlamentar, em uma ação movida por partidos de esquerda que compõem a Federação Brasil da Esperança (PT-PCdoB-PV) no Paraná e, também, pelo PMN.

A ação contestava a legalidade do mandato de Dallagnol sob a alegação de que o parlamentar teria de ter sua candidatura impedida pela ficha limpa na época em que ocorreram as eleições; já que ele, enquanto procurador, tinha processos administrativos tramitando junto ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).