O cenário político do município de Jerônimo Monteiro ganha mais um protagonista com o anúncio da pré-candidatura a prefeito do professor Thiago Bernardo. O professor, que também é vereador no município, junta-se ao ex-vereador Mitter Mayer (PP) e José Valério Binoti Neto, atual secretário municipal de Obras, que também estão postulando disputar a Prefeitura.

Thiago Bernardo oficializou sua filiação ao Podemos em reunião realizada na sede do partido em Vitória, na segunda-feira (1º), ao lado do deputado federal Gilson Daniel, presidente estadual da legenda. O partido também possui em seus quadros o atual presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos.

Como vereador, o agora pré-candidato compõe a bancada da oposição e preside uma Comissão Processante instalada na Câmara Municipal que investiga a quebra de decoro do prefeito Sérgio Fonseca (PSD) por conta da condenação por ter instalado um “gato” de energia em sua propriedade rural.

Os vereadores também estão apurando supostas irregularidades que teriam sido cometidas pelo seu agora concorrente na disputa eleitoral, José Valério, relativas à doação de material de construção com fins eleitorais.

Segundo a denúncia, o secretário estaria se utilizando do cargo para se promover de forma ilícita, doando material de construção da Prefeitura para terceiros em troca de votos.  

Thiago estava filiado ao Partido Progressistas (PP). A decisão de mudar de legenda, ao que tudo indica, se deu em função do PP já estar trabalhando a pré-candidatura de Mitter Mayer, o que dificultaria sua pretensão de chegar à chefia do Executivo Municipal jeronimense.

Quem é o Professor Thiago?

Professor do Ifes, Campus de Alegre, com formação em Ecologia de Sistemas e Tecnologia em Piscicultura, Thiago Bernardo é um gestor de projetos premiado, com diversos reconhecimentos, incluindo o Prêmio Biguá de Sustentabilidade, concedido pela TV Gazeta Sul.

Sua trajetória política inclui a função de vereador no município, onde prioriza projetos voltados para o empreendedorismo, educação, assistência social e sustentabilidade. Até o momento, o vereador já apresentou um total de 49 projetos nestas áreas.

Segundo o vereador, seu foco está em promover o desenvolvimento sustentável do município, visando não apenas o crescimento econômico, mas também a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população.

“Meus esforços estão direcionados para a criação de oportunidades de emprego e renda, além de iniciativas que fortaleçam os setores produtivos locais”, disse.

Além da atuação na Câmara Municipal e acadêmica, Thiago Bernardo foi recentemente aprovado no processo seletivo do Renova BR, renomada escola de políticas públicas da América Latina, onde pretende se aprimorar como agente político e gestor público.

“Trago para o debate uma proposta de gestão comprometida com o desenvolvimento sustentável, a inovação e o bem-estar social. Quero oferecer aos cidadãos uma alternativa comprometida com o futuro da cidade”, frisou.