A Receita Federal abre, nesta terça-feira (23/4), às 10h (horário de Brasília), a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de abril. De acordo com o governo, o crédito bancário para 353.348 contribuintes será realizado no dia 30 deste mês, no valor total de R$ 457.737.780,06.

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Se o contribuinte identificar alguma pendência na declaração, é possível realizar a retificação.

A consulta também pode ser feita por meio do aplicativo da receita para tablets e smartphones.

Contribuintes prioritários

Conforme o governo, do total de crédito disponibilizado, R$ 381.694.119,54 referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade. Entre eles idosos que tenham alguma deficiência (física ou mental) e cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Ainda, os que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix. O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na declaração.

Caso o crédito não for feito, os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil. É o caso de quando o contribuinte informa uma conta desativada. Nessas situações, o contribuinte pode reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB.