No pós-operatório, é fundamental evitar certos alimentos para assegurar uma recuperação rápida e saudável. Dr. Nicola Biancardi, cirurgião plástico, destaca que o compromisso com a saúde  vai além da sala de cirurgia, por isso, é essencial seguir as diretrizes alimentares recomendadas pelos médicos.

Dr. Nicola Biancardi destaca três alimentos que devem ser evitados para uma recuperação segura e eficaz.

1 - Alimentos Inflamatórios

Alimentos que contêm conservantes, açúcar e gorduras em excesso, sendo industrializados ou não. Os industrializados são perigosos pois passam pela adição de corantes, aromatizantes, flavorizantes, para manter a durabilidade e o sabor. Porém, o cirurgião plástico também destaca a carne de porco. Esses alimentos causam aumento de edema, inchaço, congestão da cicatriz e piora da cicatrização. Dessa forma, é melhor evitá-los.

2 - Alimentos Crus

Peixes crus e comida japonesa, em geral, parecem ser leves e inofensivas, mas Dr. Nicola destaca que esses alimentos podem causar intoxicações alimentares e atrapalhar o processo de cicatrização.

3 - Alimentos que contém glúten

O glúten é a proteína do trigo e também possui um caráter inflamatório. Desse modo, podem causar inchaços, complicações no processo de cicatrização e comprometer o resultado da cirurgia. Bolos, pães e cereais são alguns exemplos de alimentos que contém glúten.

Importante lembrar que cada cirurgia tem suas particularidades, assim como cada paciente. Portanto, deve-se sempre seguir as orientações do seu médico