Com as fortes chuvas que deixaram estragos no Rio Grande do Sul nos últimos dias, alguns órgãos oficiais do Paraná vem atuando para ajudar a população afetada pelas tempestades. Saiba como ajudar as vítimas das chuvas.

Campanha do Governo do Paraná

No Paraná foi criado a campanha solidária SOS RS, que vai arrecadar doações de alimentos e produtos de limpeza para atender as regiões atingidas. As doações serão entregues até o dia 8 de maio, nos quartéis do Corpo de Bombeiros. 

A campanha vai arrecadar quatro tipos de produtos: água, produtos de higiene e produtos de limpeza.

Além disso, o estado enviou 32 bombeiros para atuar nas missões, especialmente para o resgate de pessoas ilhadas. A Defesa Civil estima que 74 pessoas seguem desaparecidas após as fortes chuvas. 37 óbitos foram confirmados. 

Serviço:

  • Campanha SOS RS
  • De 2 a 8 de maio
  • O que doar: alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene, produtos de limpeza
  • Onde doar: qualquer quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná

Provopar

O Programa de Voluntariado Paranaense (Provopar) também iniciou uma campanha de arrecadação de doações para as vítimas das chuvas no território gaúcho. A entidade está aceitando a doação de alimentos não perecíveis: arroz, feijão, macarrão, leite em pó, água mineral, enlatados, entre outros. Além disso, agasalhos, cobertores, calçados, roupas infantis e adultas. 

Estão sendo arrecadados também produtos de higiene pessoal, ração para cães e gatos, além de itens domésticos como: colchões, fogões e geladeiras. 

Produtos de higiene pessoal também são aceitos: sabonete, pasta de dentes, papel higiênico, fraldas, etc.

  • Data e local de entrega das doações: Rua Hermes Fontes, 315 – Batel, de segunda a sexta feira das 10 às 17 horas.

Governo gaúcho reativa canal de doações

O governo do Rio Grande do Sul reativou o canal de doações para a conta SOS Rio Grande do Sul. A conta é a mesma utilizada durante os temporais que atingiram o estado em 2023. As doações podem ser feitas por pessoas físicas e jurídicas.

A chave Pix para doações às vítimas dos temporais é: CNPJ: 92.958.800/0001-38, ou através do QR Code abaixo.

Curitiba

A Prefeitura de Curitiba lança uma campanha de ajuda humanitária para a população afetada. Para isso, pede a participação dos curitibanos com a doação de alimentos não perecíveis, água e materiais de higiene e limpeza, produtos de maior necessidade, de acordo com a Defesa Civil gaúcha.

As doações poderão ser feitas até a próxima quarta-feira (8) em todos os postos da Guarda Municipal, Ruas da Cidadania e unidades da Fundação de Ação Social (FAS) e das secretarias municipais de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) e do Esporte Lazer e Juventude (Smelj).

As entregas deverão ser feitas durante o horário de atendimento de cada equipamento, com exceção dos módulos da Guarda Municipal, que funcionam ininterruptamente. 

Para doar grandes quantidades, os interessados podem abrir uma solicitação na Central 156, enquanto pequenas quantidades podem ser depositadas em um dos pontos de coleta instalados em toda a cidade.

Clique aqui e veja a lista completa dos postos de coletas.

São José dos Pinhais

Em São José dos Pinhais também há postos de coletas para arrecadar colchões, produtos de higiene, água, copos plásticos, rações para cães e gatos, lençóis e fronhas.

Pontos de coleta: subprefeituras, Instituto de Identificação, Agências Comunitárias dos Correios e Centro de Esportes e Lazer Ney Braga.

Pinhais

Em Pinhais, a Guarda Municipal e a Defesa Civil do município de Pinhais estão unindo forças na arrecadação de alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza. O material arrecadado deverá ser entregue na sede da Guarda Municipal de Pinhais e também na sede da Defesa Civil, localizada no Parque das Águas.

 O período de arrecadação vai até o dia 8 de maio

Pontos de coleta: Rua América do Sul, 742, no Centro e na base da Defesa Civil no Parque das Águas.

Campo Largo

A Prefeitura de Campo Largo, em parceria com a Defesa Civil, também está arrecadando itens básicos, como alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene e limpeza.

As entregas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e sábado, das 9h às 12h.

  • Pontos de coleta:
  • Corpo de Bombeiros de Campo Largo, R. XV de Novembro, 3540 – Bom Jesus
  • Centro da Juventude:Rua Ademar de Barros, 196 – Bom Jesus.

Condor e Gigante Atacadista

Até quarta-feira (08), às lojas do Condor de Curitiba e o Gigante Atacadista da Juscelino Kubitschek estarão com postos de coleta para receber donativos ao Rio Grande do Sul. Podem ser doados alimentos não perecíveis, água, material de higiene e limpeza.

A arrecadação faz parte da campanha solidária de Curitiba, que será coordenada pela Defesa Civil da capital e pela FAS e trabalhará em conjunto com a Defesa Civil do Estado, que ficará responsável pelo transporte de doações até o Rio Grande do Sul que, neste momento, é feito apenas de avião ou helicóptero.

Araucária

Moradores e empresas de Araucária também podem contribuir com doações de alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene e produtos de limpeza que serão destinados às famílias do Rio Grande do Sul (RS) desalojadas e desabrigadas. 

As entregas podem ser feitas até a próxima quarta-feira, das 8h às 17h, na sede da Secretaria de Segurança Pública do município.

  • Ponto de coleta: rua Ângelo Perini, nº 20, Bairro Estação.

Francisco Beltrão

A Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) e a Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná (Acamsop) mobilizam os mais de 600 mil habitantes, nos 42 municípios da região, em uma campanha de arrecadação de donativos. 

No momento, a maior necessidade é de produtos de higiene pessoal e limpeza, alimentos não perecíveis e água mineral, que podem ser entregues na sede da Amsop/Acamsop, em Francisco Beltrão, e também, nos quartéis do Corpo de Bombeiros e postos da Brigada Comunitária nos municípios (conforme endereços a seguir).

As doações serão recebidas até a próxima quarta-feira (8),, quando a Defesa Civil fará o envio para o Rio Grande do Sul.

  • Pontos de coleta: 
  • Sede da Acamsop – R. Peru, 1301 – Luther King, Francisco Beltrão
  • Quartéis do Corpo de Bombeiros e postos da Brigada Comunitária

Cascavel

O município de Cascavel também aderiu à campanha estadual, para auxiliar as pessoas afetadas. Alimentos não perecíveis, água mineral e materiais de higiene estão sendo coletados na Defesa Civil da cidade.

  • Ponto de Coleta: Rua Martin Afonso de Souza, 590, bairro Pacaembu.