A prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim – ES que recebeu, nesta quarta-feira (23), uma quantidade reduzida de vacinas contra a Covid-19 porque não atingiu a meta de 80% de aplicação da primeira dose dos imunizantes, negou que tenha feito estoque e informou que a dificuldade está na atualização do sistema do Ministério da Saúde.

 

 

 

 

O secretário municipal de Saúde, Alex Wingler, disse que o município totaliza mais de 95 mil aplicações entre a primeira e a segunda dose.

 

 

 

 

“Nós já atingimos mais de 100 mil doses aplicadas. Existe um ‘delay’ entre a aplicação das doses e a atualização do sistema. O sistema às vezes está parado e nós temos também as unidades no interior, onde são feitas a aplicação das doses e a anotação para digitalizar depois. No sistema temos mais de 95 mil doses informadas, ou seja, lá está o número de doses digitadas e não aplicadas. Sabemos que estamos com mais de 80% do público atingido”, disse o secretário.

 

 

 

 

A secretaria do Estado de Saúde informou que novas doses serão encaminhadas a estes municípios, assim que as doses forem aplicadas.

 

 

 

NOTA DA SESA

 

 

 

 

"A coordenação do Programa Estadual de Imunizações informa que o sistema utilizado para registro das vacinas pelos 78 municípios do Estado é do Ministério da Saúde. Esclarece ainda que a definição do quantitativo de doses enviados aos municípios é referente ao percentual da base de dados no momento de fechamento da distribuição das doses."