O mês de abril termina nesta terça-feira (30) com pancadas de chuva isoladas, que devem acontecer no litoral do Espírito Santo e norte de Mato Grosso, segundo o Instituto Climatempo.

No restante do país o mês termina com forte bloqueio atmosférico na América do Sul e que tem duas consequências importantes: ajuda a manter as condições para chuva no Rio Grande do Sul, onde a chuva vem sendo volumosa desde a semana passada, mantém a onda de calor sobre o Brasil fazendo com o ar fique seco e as temperaturas muito acima do normal no Sudeste, no Centro-Oeste e no Paraná.

Por causa da grande massa de ar quente e seco que predomina sobre o Brasil, praticamente todas a áreas do Sudeste, do Centro-Oeste e do Sul do Brasil terminam o mês de abril com muito sol, muito calor e nada de chuva.

Áreas dos estados do Paraná, São Paulo, Minhas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia e Piauí estarão entre as mais secas do país com níveis de umidade entre 21% e 30% nas horas mais quentes do dia.