Há cerca de um mês os ambulantes foram transferidos da avenida principal do Guandu, ponto tradicional do comércio na cidade, para a rua do Teatro Rubem Braga, eles reclamam da queda nas vendas, por conta da localização, denunciam também a falta de estrutura no novo espaço, falta de banheiros e ausência de pontos de acesso à energia. 

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim afirma que a mudança era necessária para a finalização das obras de macrodrenagem. Porém, segundo informações da Associação De Vendedores Ambulantes de Cachoeiro de Itapemirim (Avaci) do dia 19 de março, o que tinha ficado combinado com a secretaria de obras era que os vendedores ambulantes só sairiam da região central após a construção de um novo Shopping Popular na Rua Joaquim Vieira, mas não foi o que aconteceu. 

A Prefeitura de Cachoeiro informa que o projeto para construção do novo Shopping Popular esta pronto, faz parte do pacote de recursos que vão vir do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) através de um emprestimo de cerca de R$ 250 milhões para execução das obras. O município aponta, porém, que o PL aguarda aprovação da Câmara Municipal de Cachoeiro. A Câmara diz que o projeto esta em analise pela casa, pois trata-se de um conteúdo complexo que demanda analise técnica e juridica, ainda não há data para a votação do projeto do emprestimo.