Braian Demjenski Pereira, bebê curitibano que nasceu com um tumor raro de 795 gramas no rosto, completou um ano de idade nesta sexta-feira (10). Para garantir sua sobrevivência, os pais da criança e uma equipe do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), em Curitiba, uniram esforços em uma tarefa desafiadora. O caso do menino repercutiu na internet.

Braian nasceu com um tumor Epignathus Imaturo 3 – condição extremamente rara, com incidência de apenas 1 caso em cada um milhão de nascidos vivos. Esse cisto se desenvolve na região do céu da boca durante a gestação e se projeta para fora do corpo. O caso de Braian é apenas o segundo registrado no Brasil.

O diagnóstico do tumor foi feito durante a gestação, quando Braian atingiu as 18 semanas. Naquele momento. Os pais da criança são Marciliana Demjenski de Oliveira, de 33 anos, e Valmir Pereira de Almeida Júnior, de 35.

A gravidez já era considerada de risco, e o crescimento rápido do tumor aumentava ainda mais a complexidade do caso. Diante dessa situação, os médicos optaram por realizar uma cesariana quando a gestação chegou às 35 semanas.

Antes de cortarem o cordão umbilical, Braian precisou passar por uma traqueostomia intrauterina. Logo após o nascimento, Braian enfrentou quatro paradas cardiorrespiratórias. Na última delas, a situação parecia crítica. No entanto, o bebê conseguiu prevalecer.

Com apenas duas semanas de vida, Braian foi submetido a uma cirurgia para remover o tumor. Durante três meses e meio, Braian permaneceu internado na UTI do HNSG, recebendo suporte médico 24 horas por dia.

Pais publicam história de superação do bebê curitibano

Nas redes sociais de Braian, coordenada pelos pais da criança, foi publicado um vídeo mostrando a história de superação do bebê.

Primeiro aninho de vida, Pequeno B. Filho, são tantas coisas que se passaram nesse seu primeiro aninho, acho que ninguém que conheça sua história não fica impressionado com sua força e sua vontade de viver. Desde aquelas primeiras horas na UTI, Você já se mostrava ser muito forte. Obrigado por trazer tanta fé e esperança para nossas vidas. Postamos esse vídeo com uma gratidão imensa a DEUS. Obrigada Papai do Céu por nos permitir ser mãe e pai do Braian. Queremos agradecer a todos que são #juntospelobraian”, escreveram os pais nas redes sociais.