Mais de 76 mil capixabas se inscreveram para concorrer a uma das 3.500 vagas disponibilizadas na primeira fase do programa CNH Social 2024

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), a lista com os nomes dos selecionados no programa será divulgada no dia 06 de maio, às 12h. 

As inscrições terminaram no último sábado (20). São oportunidades para Primeira Habilitação categoria A (moto) ou Primeira Habilitação B (carro) para quem ainda não é habilitado.

Quem já tem carteira de motorista poderá selecionar Adição de categoria A (moto), Adição de Categoria B (carro), Mudança para Categoria D (ex.: van e ônibus) ou Mudança de Categoria E (ex.: caminhão e carreta). 

Neste ano, além de 5% das vagas reservadas para Pessoa com Deficiência (PCD), também serão destinadas 8% das vagas para os egressos do sistema prisional a partir de Cooperação Técnica firmada entre o Detran e a Sejus. 

Caso essas vagas reservadas não sejam preenchidas, o quantitativo vago será revertido para ampla concorrência.

Como as vagas do CNH Social são divididas?

40% para a primeira habilitação (A ou B); 
20% para a Adição de Categoria A ou B;
40% para a Mudança de Categoria D ou E.

 O objetivo é dar um foco na capacitação profissional, visando oportunizar aos condutores a inserção no mercado de trabalho e o aumento da empregabilidade.

A seleção dos candidatos é realizada de forma eletrônica, sem interferência humana, de acordo com os critérios do programa e com base nas informações fornecidas pelos próprios beneficiários no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), considerando alguns critérios: 

- Menor renda per capita; 
- Maior número de componentes no grupo familiar; 
- Candidatos com Ensino Fundamental completo; 
- Beneficiário do Bolsa Família; 
 - Data e hora de inscrição.

 

Benefícios gratuitos concedidos aos selecionados

Os candidatos selecionados no Programa CNH Social realizam todo o processo de habilitação até a obtenção da CNH gratuitamente.

O beneficiário tem direito aos seguintes procedimentos: captura biométrica na agência do Detran|ES; exames médicos e psicológicos em clínica credenciada ao Detran|ES; um exame toxicológico para as categorias D ou E em laboratório credenciado à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran); 20 Aulas teóricas e práticas na autoescola; três reprovações, seja na prova teórica ou prática; duas aulas extras (em caso de reprovação na prova prática, apenas o candidato que não reprovou na prova teórica terá direito). 

Em caso de falta, o candidato deverá pagar a taxa de remarcação da prova e as taxas cobradas pela autoescola. 

Chance para suplentes

Para aqueles que não forem selecionados nesta 1ª fase, haverá uma nova oportunidade de ser contemplado. No dia 08 de julho, será feita uma chamada única de suplentes no site do Detran|ES, após a desclassificação de candidatos que não respeitarem prazos estabelecidos no processo de habilitação.