O Governo do Espírito Santo divulgou, nesta sexta-feira (24), o novo mapa de risco da Covid-19, que terá vigência de segunda (27) até o próximo domingo (2).

Diferente dos quatro últimos mapas, em que todas as cidades estavam classificadas em risco baixo para coronavírus, o estado voltou a ter uma cidade classificada em risco moderado: Alto Rio Novo, na região Noroeste.

Em uma rede social, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), pediu aos capixabas que reforcem os cuidados para combater a disseminação do vírus.

 

Nova matriz de risco

 

Desde novembro, a matriz que avalia o potencial de transmissão da Covid-19 no Espírito Santo considera que, além das classificações que já existiam (risco baixo, moderado, alto e extremo), as cidades podem estar em risco muito baixo de disseminação da doença.

O cálculo considera o índice de vacinação dos municípios, divididos em microrregiões, para definir o risco deles.

Para que uma microrregião seja classificada o risco muito baixo é preciso que ao menos 80% da população com mais de 18 anos já tenha tomado a segunda dose ou a vacina de dose única, 90% dos adolescentes tenham sido vacinados ao menos com a primeira dose e que 90% dos idosos já tenham tomado a dose de reforço.

 

Apesar da possibilidade, nenhuma região do Espírito Santo conseguiu atingir a meta de vacinação de adolescentes, adultos e doses de reforço para ser avaliada em risco muito baixo.