Um homem de 50 anos quase morreu após ser picado por abelhas na Somália. O paciente procurou o hospital seis dias após ser atacado e foi diagnosticado com falência múltipla de órgãos. Depois de passar dias internado, ele recebeu alta. O caso foi publicado na revista científica International Medical Case Reports Journal.

De acordo com os médicos responsáveis pelo atendimento, cada picada de abelha tem entre 50 e 140 µg de veneno, o que é suficiente para causar danos aos órgãos. Porém, algumas pessoas podem sofrer choque anafilático com apenas uma ferida. Estima-se que entre 500 e 1,5 mil picadas sejam suficientes para matar uma pessoa sem alergias.

Imagem mostra barriga de homem com marcas de picada de abelha - MetrópolesHomem foi picado por abelhas e demorou seis dias para procurar atendimento médico

O paciente foi hospitalizado com dificuldade para respirar e urinar. Os médicos constataram que ele estava com taquicardia, pressão e glicose altas, além de temperatura abaixo do normal. Os exames mostraram lesões no fígado e pancreatite, o que caracteriza falência múltipla de órgãos.

O homem precisou passar por um tratamento com corticoides, anti-histamínicos e hemodiálise. Ele ficou internado por sete dias, e se recuperou totalmente em casa.