A Prefeitura de Mimoso do Sul, no Sul do Espírito Santo, confirmou o primeiro caso de leptospirose na cidade este ano. Após chuvas que provocaram enchentes severas na cidade e uma paralisação temporária nos testes da doença no estado, os dados atualizados foram divulgados nesta terça-feira (7) nas redes sociais do município.

Até o momento, 199 casos de leptospirose foram notificados em Mimoso do Sul, sendo um confirmado, 24 descartados e 174 que aguardam resultados. Os números são referentes ao período de 1º de janeiro de 2024 até esta terça-feira (7).

Os novos dados de casos notificados representam um aumento de um pouco mais de 11% desde o último boletim, do dia 29 de abril, quando a cidade contabilizava 179 notificações da doença. Na época, o município também somava apenas seis casos descartados.

Nas redes sociais, a prefeitura orientou sobre os cuidados que moradores devem ter diante de qualquer sinal da doença. “Se apresentar febre, dor de cabeça e no corpo depois do contato com enchente, procure imediatamente atendimento médico na unidade de saúde ou ponto de atendimento do seu bairro, ou distrito”.