Nesta quarta-feira (24), às 9 horas, os novos membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Cachoeiro de Itapemirim (Consean) tomarão posse para o biênio 2024/2025 em solenidade no auditório do Banco de Alimentos, situado no bairro Basileia. A cerimônia marca um importante passo para a continuidade das políticas de combate à insegurança alimentar e nutricional no município.

Após processo de avaliação de documentação comprobatória, as organizações sociais inscritas tiveram a oportunidade de participar da assembleia do pleito no mês de março, concorrendo a 13 vagas destinadas a sociedades civis organizadas representantes de setores comprometidos com a segurança alimentar. Os conselheiros escolhidos atuarão por um mandato de dois anos, com a possibilidade de uma recondução.

Para Tatiana de Oliveira Sant’Ana, secretária municipal de Desenvolvimento Social, o Consean desempenha um papel fundamental na orientação das políticas públicas voltadas para a segurança alimentar e nutricional da população.

“O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional é uma peça-chave para a articulação e implementação de ações que visam garantir o direito básico à alimentação adequada e saudável para os cidadãos de Cachoeiro de Itapemirim em vulnerabilidade alimentar e nutricional. A posse dos novos membros representa um compromisso renovado com essa causa tão importante para a nossa comunidade”, destaca.

Durante o biênio de atuação, os conselheiros terão a responsabilidade de exercer o controle social da Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Essa política abrange iniciativas essenciais como o Banco de Alimentos e programas como o Cesta Verde, os quais desempenham um papel crucial no enfrentamento da insegurança alimentar, oferecendo suporte alimentar a grupos em situação de vulnerabilidade social.