Moradores de Muqui, no Sul do Espírito Santo, estão sem água há pelo menos três dias, após problemas na rede da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) na cidade. De acordo com a concessionária, a instabilidade foi provocada por fortes chuvas na região no mês de março, que danificaram um dos sistemas de captação na cidade.

A enfermeira Luciana Souza De Aguiar é moradora do bairro Cruzeira e diz que, na casa dela, a instabilidade no abastecimento dura há pelo menos dez dias, mas piorou desde o último fim de semana. Ela tem uma bebê de 25 dias, e outra filha de 12 anos.

 

Hoje eu já liguei um milhão de vezes e não sabem dizer a previsão. A água que eu tinha ontem, que eu comprei, tive que fazer comida

 

O que causou o problema

De acordo com o diretor operacional da Cesan, Thiago Furtado, a Cesan tem dois sistemas de captação em Muqui: os mananciais de Morumbia e Rio Claro. Este último foi o que foi danificado pelas fortes chuvas, mas o problema também prejudicou a vazão do Morumbia, já que a rede ficou funcionando sozinha. 

Thiago explica que a diminuição na vazão provocou problemas principalmente nas casas que ficam na parte mais alta da cidade. Nesta terça-feira (7), obras foram feitas no sistema, que, segundo o diretor, já está apto a operar. “Já normalizou, mas moradores ainda podem ter alguma instabilidade até amanhã à noite”, explica Thiago.

Quando começou

Apesar da Cesan apontar que o problema na vazão da água começou no último sábado (4), moradores relatam que o abastecimento apresenta falhas há pelo menos dez dias e piorou no último final de semana. Durante o período, moradores foram abastecidos com caminhões-pipa.

 

Segundo a companhia, em condições normais, o município opera com uma vazão diária de 25 litros por segundo. Desde o último sábado (4), essa vazão tinha caído para 17 l/s. Apesar da diminuição, o diretor alega que a distribuição não cessou completamente e a água chegava nas casas em alguns horários. “Só que algumas casas não têm sistema de reserva, como caixa d'água, por isso pode ter sido mais afetado”, explica.

A Cesan orienta que, caso algum morador tenha problemas com o abastecimento durante essa quarta-feira (8), a companhia pode ser acionada.