A Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro alcançou avanços significativos no resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Espírito Santo 2023 (IDEB/ES)

Os resultados foram publicados recentemente e são fruto de uma parceria da Seme com a Secretaria Estadual de Educação e com o Programa Educar Pra Valer, que objetiva avançar nos resultados e recompor as aprendizagens, que foram prejudicadas, em virtude da pandemia Covid-1.

Nas turmas de 2º ano, em Língua Portuguesa e Matemática, a rede atingiu 2.3 em 2022 e 3.3, em 2023, tendo como meta atingir 3.7 neste ano de 2024.

Já nas turmas de 5º ano, nas mesmas disciplinas, a rede atingiu 2.9 em 2022 e 3.7, em 2023. A meta para 2024 é atingir 3.9.

O Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (PAES), um programa de colaboração entre Estado e Municípios, contribuiu para o bom resultado com materiais didáticos e acompanhamento, por meio de avaliações de monitoramento e fluência.

O Educar pra Valer, que realiza um diagnóstico junto às administrações locais para a construção de um plano de ação com foco na aprendizagem dos estudantes, a fim de apoiar a rede na implementação de boas práticas de gestão, realizou ações visando assegurar a alfabetização das crianças na idade certa e a aprendizagem adequada dos conteúdos nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).

Índice de Desenvolvimento da Educação básica do Espírito Santo (IDEB/ES)

O IDEB/ES possui os mesmos componentes que o Ideb, visto que também é formado pela combinação de fluxo e proficiência. Contudo, o cálculo é obtido por meio do Paebes. Dessa forma, o Ideb/ES pode ser obtido anualmente, por todas as escolas.

Em seu cálculo, O IDEB/ES é usa como base em um profundo processo de discussão que visa entender o cenário atual em que a rede se encontra: dificuldades, potencialidades e oportunidades de melhoria. Esses parâmetros traduzem as expectativas da Secretaria no que se refere a melhores resultados de aprendizagem, refletindo seu posicionamento estratégico.

“Estamos felizes com os avanços alcançados na educação de Cachoeiro, as parcerias e as formações profissionais têm sido fundamentais nesse processo de fortalecimento da aprendizagem dos nossos estudantes. Seguiremos comprometidos em promover uma educação de qualidade e equitativa para todos”, comenta a secretária municipal de educação, Cristina Lens.