Pelo menos cinco pessoas morreram em um ataque russo à cidade de Odessa, na Ucrânia, e 32 ficaram feridas, além de um marco arquitetônico do local ter sido destruído. Conhecido como “castelo de Harry Potter”, a construção fica à beira do Mar Negro.

As torres do edifício em estilo gótico foram totalmente queimadas em um incêndio que os serviços de emergência do país classificaram com grave. Segundo as primeiras informações, os moradores não tiveram tempo suficiente para se abrigar, já que os alertas de ataque aéreo só funcionaram quando os mísseis atingiram o local.

Veja:

 

“O tipo de míssil está sendo verificado. Todos os serviços, incluindo o Serviço de Emergência do Estado, estão trabalhando para eliminar as consequências do ataque com mísseis – mais um crime de guerra“, definiu Dmytro Pletenchuk, porta-voz das Forças de Defesa do Sul da Ucrânia.

Castelo de Harry Potter é residência de ex-deputado

O castelo seria a residência do proeminente ex-deputado Serhiy Kivalov, que ficou ferido. O governador regional, Oleh Kiper, disse que, além dos mortos no ataque, um homem morreu após sofrer um derrame atribuído ao ataque.

Oito feridos estavam em estado grave, incluindo uma criança de 4 anos. Entre os 32 feridos estavam outra criança e uma mulher grávida.