“Se ele é o Fiuk, eu sou o Arthur de Conduru”. Até pouquíssimo tempo, quase ninguém tinha ouvido falar na localidade. Coisa que vem mudando ao longo da participação de Arthur Picoli, no “BBB21”. O distrito, onde o professor de Educação Física nasceu, fica no interior do Espírito Santo, a 170 km da capital Vitória. É local pacato, do tipo em que todo mundo conhece todo mundo, com população de cerca de três mil habitantes.

"A comunidade percebe com orgulho essa projeção, até porque isso ainda não havia acontecido especificamente voltado para Conduru. A forma como Arthur fala sobre as suas origens revela um sentimento de pertencimento que muito nos orgulha", afirma a Secretaria municipal de Turismo e Cultura de Cachoeiro de Itapemirim, cidade a qual o distrito faz parte.

Conduru não possui pontos turísticos. É cortada pela rodovia ES 166 e pelo Rio Castelo. A padroeira do distrito é Santa Rita e em homenagem a ela há uma grande igreja na praça principal. Por lá, há uma associação de moradores, onde o próprio Arthur costuma participar de ações sociais.

"Espera-se que o sucesso que o distrito tem feito através do Artur estimule o empoderamento dos moradores na valorização de seus costumes, atrativos e o melhor que eles têm a oferecer, que é o acolhimento", acrescenta a pasta de Turismo de Cachoeiro, que define Conduru como "lugar bucólico e interiorano, com pessoas agradáveis".

A maior parte das atividades da região gira em torno das rochas ornamentais. Assim como em Cachoeiro de Itapemirim, cuja maior parte da economia é voltada para empresas de mármore e granito.

Sobre o local onde nasceu, Arthur sempre se refere com carinho. Em seu perfil no Instagram, ele, em algumas postagens, faz menção a Conduru. Um exemplo disso foi quando compartilhou uma imagem da praça e da igreja e se referiu à localidade como "o meu lugar."

"Para quem tanto me pergunta como é o centro do meu distrito, aí está o famoso Conduru! O meu lugar", escreveu ele, na ocasião.

Pelas redes sociais, internautas que ouviram sobre o distrito pela primeira vez, costumam citá-la quando fazem alguma brincadeira ou menção a Arthur, no "BBB21".

"Eu achava que Conduru era sobrenome do Arthur, mas é a cidade natal dele", disse um internauta. "Contando os dias para abrir os stories de Carla Dias e ver a localização de Conduru marcada", comentou outro. "Avisa a dona Bia (mãe de Arthur) que Conduru vai ficar pequeno. Todo o fandom vai se mudar pra casa da sogra", brincou ainda uma fã do participante.