Com o objetivo de refletir e conscientizar a juventude sobre temáticas atuais, como preconceito e diversidade de gênero, adolescentes acompanhados pelo Projovem do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Claudionor Lopes Pereira (Maruípe) participaram de oficinas de grafite e conheceram um pouco de arte também.

Eles participaram das oficinas com a publicitária, ilustradora e grafiteira Lu Bicalho, que utilizou como técnica o spray, e com o educador social do Projovem, Kleber Rodrigues Marins. Foi uma oportunidade de os jovens expressarem seus sentimentos nas ilustrações.

  

 


Sonhos

"Sou muito tímido e mal consigo me abrir com as pessoas. Encontrei no desenho e no grafite uma forma de expressar meus sentimentos, meus desabafos e meus desejos e sonhos", disse Adiel Silva Bernardino, de 18 anos.

 


Caminhos

"A importância do grafite para os jovens é poder aproximá-los da arte mais acessível. A arte, o esporte e a cultura podem ajudar a conduzir o indivíduo a trilhar novos caminhos. Com a arte do grafite, podemos expressar nossos sentimentos e emoções", disse Lu Bicalho.

 


Transformação

"As oficinas trataram de preconceito, diversidade de gênero, homofobia e enfrentamento da violência contra criança e adolescente. Nelas, eles realizaram os desenhos, que foram transformados em grafite. Isso só reforça a dedicação e o comprometimento dos nossos jovens. Estou orgulhoso com a arte e a criação de todos", afirmou Kleber Rodrigues Marins.