Tudo o que necessitamos fazer, após um dia cansativo, é dormir. Muitas pessoas passam o dia inteiro pensando em chegar a casa, tomar um bom banho, comer e simplesmente ir para a cama. 


Todavia, o que ocorre (para muitos de nós) é que assim que a hora de dormir chega, o sono que nos dominou durante todo o dia simplesmente desaparece.


1 - Usar o smartphone

 

Devemos evitar ao máximo qualquer aparelho tecnológico que emita luz antes de dormir. 

 

Isso interfere na produção de melatonina, que é uma substância ligada à indução do sono. 

 

Caso não queira abrir mão do hábito de mexer no celular antes de dormir, é recomendado manter uma distância de pelo menos 35 cm do rosto. E, ainda melhor, que diminua o brilho da tela.

 

2 - Tomar medicamentos

 

Medicamentos ou suplementos vitamínicos podem perturbar o sono. O ideal é conversar com um médico, para que o especialista possa decidir um melhor horário para se medicar sem que isso afete o seu descanso.

 

3 - Enviar mensagens de texto

 

Só se for uma emergência. Caso contrário, é melhor deixar a mensagem para o dia seguinte. Se tem o costume de deixar o celular perto da cama, coloque-o no modo silencioso pelo menos para evitar interrupções do sono.

 

Acordar no meio da noite com uma chamada ou o som de uma mensagem não é saudável, pois o cérebro despertará de imediato – ficando em estado de alerta, o que muito provavelmente irá resultar numa noite de insônia.

 

4 - Comer chocolate

 

O chocolate é uma grande fonte de cafeína. Principalmente o chocolate preto que possui uma alta percentagem de cacau. Esse alimento também contém outra substância, a chamada teobromina, que tem o potencial de acelerar o batimentos cardíaco e afetar o sono.

 

5 - Ingerir comida picante ou gordurosa

 

Esse tipo de comida perturba o sistema digestivo, tornando a digestão mais difícil e demorada, o que por sua vez pode causar desconforto abdominal e resultar num maior risco de refluxo.

 

O ideal é fazer uma refeição leve, no mínimo, duas horas antes de dormir.