Na maior parte das vezes, quando o assunto é cirurgia plástica, você logo pensa em próteses de silicone, lipoaspiração ou mesmo redução de estômago.

Porém, o cenário já é outro e a cirurgia de reconstrução é uma realidade capaz de mudar a vida das pessoas, garantindo a convivência em sociedade e bem-estar. Tendo isso em mente, descubra cinco casos dessas cirurgias que impactaram equipes de hospital, pacientes e fazem parte da história da medicina.

 


Transplante de face / Cameron Underwood:

Em um primeiro momento, a ideia de fazer um transplante de face pode até parecer absurda, mas se tornou uma realidade em 2018 e trouxe mais um marco para a medicina moderna. 

Essa cirurgia de reconstrução aconteceu em Nova York, Estado Unidos, e durou em torno de 25 horas. O paciente foi um homem de 26 anos que teve toda a face desfigurada devido a um ferimento a bala.  Cameron Underwood, o paciente, é de uma cidade da Califórnia e confirmou que o disparo aconteceu em junho de 2016.

 

Desde então, Cameron passou por uma série de cirurgias, com foco em realmente salvar a sua vida e melhorar a mobilidade, já que perdeu grande parte da mandíbula inferior. A cirurgia de reconstrução aconteceu no dia 5 de janeiro e contou com mais de cem profissionais envolvidos, sendo estes médicos, cirurgiões, enfermeiras, entre outros.

 

Quem liberou o procedimento foi Eduardo D. Rodriguez, que informou que o procedimento incluiu:

    - Enxerto na mandíbula superior e inferior, inclusive gengivas e dentes;

    - Enxerto no céu e assoalho da boca;

    - Pequena reconstrução da língua;

    - Enxerto de gordura na área das pálpebras e bochechas, ambas inferiores;

    - Enxertos na área do nariz e na passagem nasal.

 

Ou seja, todos os componentes intermediários e inferiores do crânio do doador. O que mudou a imagem e vida do paciente.

Importante: a espera por um doador compatível foi de 6 meses, sendo um estudante de cinema, que também fez a doação de outros órgãos.

Cameron segue em acompanhamentos médicos, mas já está recuperado.

 

 


Reconstrução de face/ TotNomal Ali:

A segunda cirurgia dessa lista é do paciente TotNomal Ali que já nasceu com uma deformação grave na face. Essa deformidade é resultado da falta de um gene bem como uma dificuldade na obtenção de proteína para a formação do tecido e ossos do rosto. Vivendo no Paquistão, os pais da criança começaram a procurar por um médico especializado rapidamente, temendo pela qualidade de vida ao ficar mais velho. 

 

O médico especializado, conhecido como Balaji, garantiu que a cirurgia de reconstrução facial era a melhor alternativa para o paciente. Afinal, a deformação impedia que a alimentação acontecesse corretamente, além de dificultar a fala e problemas na visão.

 

A primeira cirurgia, parcial, foi realizada e garantiu que será possível recuperar parte da visão de um dos olhos, além da questão visual. O procedimento foi realizado na Índia, que onde são os profissionais que participaram da cirurgia e que aceitaram o paciente.

 

Importante: a segunda cirurgia será realizada após recuperação e maior estudo do caso do paciente.

 

 


Reconstrução facial / Jen Taylor:

Mais ou menos no início de 2017, a vida de Jen Taylor mudou completamente. Jen foi diagnosticada com câncer nos ossos da face depois de notar um caroço que parecia crescer, posicionado logo abaixo do queixo. Procurando um médico especializado, veio o diagnóstico da doença. 

 

Assim, foi marcado o início de uma mudança na rotina da jovem, incluindo extensos tratamentos de quimioterapia por cinco dias na semana, durante quase um mês.

Logo na primeira semana, Jen começou a perder os cabelos, mas o quadro continuava se agravando. Como resultado, os médicos optaram por uma cirurgia que retirou parte da mandíbula, bochechas, órbita ocular e até uma parte do crânio. O que durou quase 16 horas.

 

Detalhe: durante essa cirurgia, já ocorreu uma cirurgia de reconstrução para dar o suprimento de sangue e construir o céu da boca da paciente.

 

Depois disso e com exames sequentes, deu-se início o procedimento real que visava o futuro da imagem de Jen. A cirurgia de reconstrução garantiu não apenas a melhora da aparência, mas reconstruiu toda a área que precisou ser extraída através de enxerto de gordura e ossos.

 

Depois de uma recuperação, que pode ser vista nas fotos regulares que a jovem tirou, Jen fez implantes dentários e continua avaliando regularmente sua saúde.

 

 


Reconstrução de rosto / Oziel de Oliveira:

Oziel de Oliveira é um mato-grossense que ficou famoso após soltar um vídeo nas redes sociais pedindo por auxílio financeiro para lidar com as despesas médicas. O jovem tinha apenas onze anos quando recebeu o diagnóstico de câncer que, após a retirada, foi confirmado que não comprometia a vida do paciente. Entretanto, a cirurgia resultou em uma perda grave de ossos e tecidos do rosto.

 

O médico especializado que lidera o caso do paciente, Paulo Leal, afirma que Oziel terá de passar por uma série de cirurgias que envolvem enxerto de gordura, ossos, gengivas e outras áreas da boca e nariz. Devido a isso, se trata de um caso lento e de recuperação difícil, mas que pode garantir a melhora na qualidade de vida bem como do bem-estar do paciente.

Assim, a rotina de Oziel volta em partes, aprendendo novamente a mastigar e falar, enquanto consegue melhorar a sua autoestima e ter mais conforto entre os procedimentos.

 

Importante: devido à falta de médico especializado em cirurgia de reconstrução no Brasil, as últimas notícias são que Ozieal continua seguindo com cirurgias e tratamentos, mas ainda não foi efetivo.

 


Cirurgia facial / Maan Singh:

Maan Singh é um menino indiano que nasceu com a síndrome de Pfeiffer que, basicamente, compromete a estrutura de todo o crânio, incluindo cérebro, tecidos e ossos. Como resultado, ocorre um crescimento desproporcional que resulta em olhos arregalados, dificuldades para comer, respirar ou mesmo dormir e menor desenvolvimento cerebral.

 

Passando por bulling e dificuldades, o primeiro procedimento que a família do garoto conseguiu realizar não teve sucesso. Em seguida, os pais de Maan encontraram a Fundação Nacional para a Reconstrução Facial, a myFace, que fica nos Estados Unidos e faz cirurgias faciais em pessoas sem condições financeiras.

 

O médico especializado do caso foi o David A. Staffenberg. O procedimento envolveu a movimentação dos ossos da testa do paciente, enxerto de gordura para harmonia facial, além da alteração dos olhos, nariz e maxilar.

 

Maan tinha apenas três anos quando realizou o procedimento, em 2014, o que já melhorou a sua respiração e aparência. Uma semana mais tarde, outra cirurgia foi realizada para a retirada de parafusos temporários e ele já teve alta para se recuperar em casa.