A traição da infidelidade está, sem dúvida, entre as experiências emocionais mais dolorosas que um adulto pode ter. Não há nada parecido com a dor/medo/raiva que você sente quando descobre que um parceiro supostamente monogâmico estava te traindo. O sentimento de traição é avassalador e pode deixar você com a sensação de que nunca mais poderá confiar nele (ou em qualquer outra pessoa). Dito isto, é possível que você ainda ame seu parceiro e queira ficar junto, desde que ele conserte as coisas.

 

É provável que seu parceiro tenha se desculpado, provavelmente profusamente, por machucá-lo. Você provavelmente também sabe que isso não é suficiente e nunca será suficiente. Ele também terá que trabalhar duro para reconstruir a confiança no relacionamento, sendo honesto e franco com você em todos os assuntos daqui em diante. E ele irá planejar e promete fazer isso. Ainda assim, seu parceiro pode continuar a partir seu coração, provavelmente de uma ou mais das seguintes maneiras, segundo estudos do site de relacionamento sugar, Meu Rubi:

 

1. Continuando a trair

Uma porcentagem significativa de homens que traem não param, independentemente das consequências. Eles continuam, mesmo depois que sua infidelidade (ou parte dela, de qualquer maneira) foi descoberta, e mesmo quando seu mundo está desmoronando ao seu redor. A boa notícia é que nem todos os homens se enquadram nessa categoria. Muitos sentem profundo remorso e alteram seu comportamento, uma vez descoberto, sem escorregar. Mas outros não podem ou não querem, e isso é miserável para o parceiro traído.

 

2. Continuando a mentir e guardar segredos

Depois que os parceiros infiéis são capturados, sua tendência natural é continuar mentindo, encobrindo, guardando segredos e admitindo apenas verdades parciais. Mesmo que parem de trair, podem continuar enganando em outras frentes. Para um parceiro traído, isso pode ser tão doloroso e prejudicial para um relacionamento quanto a infidelidade real.

 

3. Culpar qualquer um, menos a si mesmo

Externalizar a culpa - tornar o problema culpa de outra pessoa - uma tática que os parceiros geralmente usam para racionalizar e justificar seu comportamento. Isso pode ser incrivelmente doloroso para o parceiro traído. O que você quer que ele faça é admitir o que fez e assumir a responsabilidade, mas ele prefere culpar os outros - incluindo você - por suas decisões.

 

4. Desculpar, depois esperar, ou exigir, perdão imediato

Alguns traidores pedem desculpas e acham que esse deve ser o fim da discussão: Água debaixo da ponte. E eles ficarão frustrados ou zangados quando um parceiro não vê da mesma maneira. Eles não "entendem" que eles destruíram sua confiança neles e seu relacionamento com enganar, mentir e guardar segredos, e que você não os perdoará até que eles mudem.

 

5. Tentando comprar perdão

Um dos erros mais comuns que os infiéis cometem é tentar sair da briga com flores, jantares, viagens, jóias etc. Se o seu parceiro já tentou isso, sabe que não funciona. Presentes, não importa quão caros ou atenciosos, não podem desfazer o trauma causado pela infidelidade. Eles nunca tiveram, e nunca terão.

 

6. Usando agressão ou ameaças para controlar você

Às vezes, para fazer com que um parceiro irado "se acalme", um infiel ameaça o divórcio, um corte no apoio financeiro e assim por diante. Às vezes, um infiel pode intimidar temporariamente seu parceiro traído até a submissão. Eles não entendem que, quando fazem isso, geram uma barreira emocional no relacionamento.

 

7. Tentando acalmá-lo

Seu parceiro já disse algo como: ‘’Relaxe, isso não é grande coisa. Você está exagerando. Você sabe que eu te amo e sempre o amei.’’ Essas tentativas de acalmá-lo, mesmo que sejam temporariamente bem-sucedidas, não podem e não consertam a perda da confiança no relacionamento causada pela infidelidade. Além disso, essas tentativas de acalmá-lo são dolorosas, porque ele está basicamente dizendo que sua raiva por trair não importa para ele.

 

Se o seu parceiro se envolver em um ou mais desses comportamentos, pode doer tanto quanto, e talvez até mais, a própria infidelidade. A boa notícia é que isso não significa que seu relacionamento acabou ou que não é possível salvá-lo. Significa simplesmente que seu parceiro tem muito trabalho a fazer para restaurar a confiança no relacionamento, corrigir as coisas e restabelecer a intimidade.