ENTREVISTA COM O ESCRITOR
EDILSON LUCAS
Por Jackson Rangel
Julho de 2019
Folha do ES



 Produtor Artístico, Edilson Lucas do Amaral Junior, prepara para lança sua primeira obra literária, ministrando palestras, dando consultorias, publicando artigos, o capixaba, que acumula mais de 25 anos de experiência na área cultural, rema para introduzir seus conhecimentos na área literária, o que promete ser sua nova fonte de difusão. Acostumado a estar sempre nos meios de seus ideais, Edilson Lucas nos conta com exclusividade que prepara o livro Palcos da Vida, e nos conta o que vem por ai:

 



 
Jackson Rangel: Edilson Lucas, fale mais sobre você! Você tem um nome artístico ou realiza os trabalhos com o seu nome real?
 

Edilson Lucas:
 
Mesmo sendo minha primeira publicação, eu acho que o rotulo escritor tem que ser encarado, acredito que devo publicar no mínimo três obra nos próximo 5 anos, há muita coisa nas memorias do meu HD. (risos). Eu uso meu nome até porque ele da referencia ao meu Pai o Professor Edilson Lucas do Amaral, que militou toda sua vida em pro a educação e na área literária.

 



 Jackson Rangel: Qual sua função principal na área da cultura?

Edilson Lucas:
 
Eu sou produtor cultural a mais de vinte e cinco anos, a musica me levou a ser um profissional da área principalmente como produtor artístico, a parte literária eu inicie através de experiência acumulada na vida, o gosto pela leitura também me trouxe uma abertura constante ao conhecimento, e isso é muito gratificante, assim resolvi expor esse material que acho relevante para a cultura de nosso Estado pois ele relata fatos, e esses fatos passam a ser históricos no ponto de vista de movimentação cultural de sociedade como um todo.  

 



 
Jackson Rangel: Como podemos ter acesso ao seu material e ao seu trabalho?

Edilson Lucas:
O livro será publicado no próximo ano, ainda falta ajustes de patrocinadores, quero deixar exposto de maneira impressa posteriormente publico nas plataformas digitais para leitura dos mais antenados a esses seguimentos digitais. Com certeza também irei doar uma quantidade significante a bibliotecas publicas de todo o Estado do Espirito Santo, e a escolas pulicas a quem se interessar pela obra. Palcos da Vida é um livro de leitura fácil isso poderá proporcionar uma adesão a literatura, fundamental.
 



 
 Jackson Rangel: Você tem algum projeto pronto ou em mente para realizar ainda em 2019?

Edilson Lucas:
O livro Palco da vida que já esta no forno, deve ser lançado em 2020, esse ano ainda não há cronologia para algo nessa área, os projetos culturais continuam, mas a literatura carece muito de patrocínio pois necessário se faz, termos um grande alcance  e isso onera a publicação, meu maior objetivo nessa obra que devo lançar em 2020 é despertar o gosto pela literatura e ainda fomentar o mercado cultural, isso realmente é importante para nosso povo, não importante o tanto que sofremos com as questões econômicas temos que dar continuidade e passar qualquer tipo de conhecimento para o próximo, vamos com isso ter um próximo muito mais feliz.

 



 
 Jackson Rangel: O acesso à esse livro será gratuito?

Edilson Lucas:
 
Tento com patrocínio poder doar pelo menos metade da publicação à bibliotecas públicas.

 



 Jackson Rangel: Você costuma a se associar a outros profissionais ligados à área da cultura para realizar seus trabalhos?

Edilson Lucas:
 
Sempre, não há cultura isolada, cultura é social, produzir, criar, escrever mesmo que sozinho em um computador lhe remete a tudo adquirido ate aquele momento e isso nunca é de maneira unilateral, tudo se transforma atrás de verdades obtidas com seu meio ou sua convivência com alguém ou com as influencias.



 Jackson Rangel: O Livro relata várias experiências reais com o meio musical do Brasil, porque a ideia de relatar bastidores?


Edilson Lucas:

As pessoas me cobravam esses relatos, a curiosidade de saber como se porta seus ídolos e muito grande, isso mexe com o interior das pessoas, o artista é um personagem o ser humano tem suas particularidades, foi ai que despertei esse interesse, relatar e humaniza, o que as pessoas não veem como normal, mas é, ( risos), lembre-se nosso maior objetivo é a leitura como fonte de felicidade humana. Neste livro, resolvi revelar casos vivenciados em meus encontros com os cantores, cantoras e grupos. Entre eles, histórias vividas com João Bosco, Alceu Valença, Tom Zé, Fábio Jr., Leonardo, Vanusa, Roupa Nova, Dudu Nobre, Bruno e Marrone, Paralamas do Sucesso e artistas Gospel, como Fernanda Brum e Eyshila.


Tenho certeza de que vocês irão gostar das narrativas, algumas engraçadas; outras com desfechos mais tristes e inusitados, mas todas capazes de relevar a humanidade que existe em todo artista, além de detalhes interessantes que envolvem o mundo mágico da música.