A comunidade quilombola de Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim, realiza, na próxima sexta (dia 18), às 18h, uma celebração cultural para comemorar o encerramento de três projetos que beneficiaram os seus moradores no ano de 2019.

Foto de Luan Faitanin Volpato

 

Um deles é o projeto "Caxambu Santa Cruz", financiado pela Lei Rubem Braga de Cachoeiro de Itapemirim, que beneficia com novas vestimentas e adereços o tradicional grupo de caxambu Santa Cruz, comandado há mais de meio século pela mestra Maria Laurinda Adão.

 

Já o projeto "Aquisição de indumentária para o caxambu Santa Cruz" também concedeu uniformes mais modernos ao grupo, e foi financiado pelo Funcultura, da Secretaria de Estado da Cultura – Secult, por meio do Edital 02/2018 – Seleção de Projetos para Valorização da Diversidade Cultural Capixaba.

 

Outro projeto também financiado pelo Funcultura, da Secult, é "O Som de Monte Alegre" (este contemplado pelo Edital 13/2018 – Seleção de Projetos Culturais de Educação Patrimonial no Estado do Espírito Santo). Realizado mensalmente, ao longo do ano, a iniciativa teve o objetivo de reforçar a transmissão dos conhecimentos tradicionais às novas gerações do quilombo, que passam a integrar o caxambu Santa Cruz, grupo que tem mais de 130 anos de fundação e é certificado pelo IPHAN como Patrimônio Imaterial do Brasil.

 

Fátima Buzatto, turismóloga, secretária da EMEB Monte Alegre e uma das organizadoras dos projetos, afirma que "é nítido o quanto se renova o entusiasmo dos componentes do grupo ao receberem novas indumentárias para utilizarem nas rodas de caxambu – não apenas aqui na comunidade, mas também quando se apresentam em outros locais –, e é justamente nas rodas que eles têm contato com os ensinamentos dos mais experientes, por meio da prática e da vivência".

 

O encontro, que contará com a realização de uma grande roda de caxambu com o grupo Santa Cruz e marca a conclusão dos três projetos, é totalmente gratuito e aberto à visitação popular.

 

 


Como chegar

Seguir pela BR482 (Cachoeiro x Alegre) e virar à direita no trevo de Burarama. Após a sede do Incaper, virar à direita e seguir por mais 8 km de estrada não pavimentada (que passa por dentro da Floresta Nacional de Pacotuba) até a comunidade de Monte Alegre.