O Japão pretende fazer uma proposta mais do que interessante aos estrangeiros que queiram passar férias por lá após a pandemia: pagar metade dos custos de viagem de cada visitante. O programa de subsídios criado pela a agência de turismo do país foi anunciado nesta semana, com orçamento de 12,5 bilhões de dólares e previsão de início em julho.

A estratégia para trazer os viajantes de volta ao país faz frente à dramática queda no turismo no país. Em abril deste ano, apenas 2.900 turistas visitaram o Japão — uma redução de 99,9% em relação ao mesmo mês no ano anterior. Em 2019 o país recebeu 31,9 milhões de turistas, e a expectativa para este ano, quando ocorreriam as Olimpíadas, era de 40 milhões de visitantes. 

No entanto, a forma como poderá ser realizado o subsídio aos turistas estrangeiros ainda não está detalhada. Não foi informado que critérios seriam utilizados para selecionar os beneficiados, nem quais seriam os limites do subsídio. 

Vale lembrar que, principalmente em função do calendário olímpico, o Japão segurou as fronteiras abertas em meio à pandemia da covid-19 por muito mais tempo do que vários outros países asiáticos e do resto do mundo. Em abril, o país começou a proibir a entrada de visitantes de vários países. A essa altura, no entanto, o turismo no país já estava em crise de qualquer maneira, com a suspensão de vários voos de e para o Japão. A Japan Airlines, por exemplo, suspendeu 96% sua operação internacional.