Os Centros Culturais de Cachoeiro participarão do evento nacional 14ª Primavera dos Museus, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), no próximo mês. 

 

Em função da pandemia do novo coronavírus, a edição deste ano com o tema "Mundo Digital: Museus em Transformação", será on-line, com intuito de evitar aglomeração e a disseminação do vírus. 

 

Portanto, a proposta da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) é que os coordenadores dos Centros Culturais Casa dos Braga, Museu Ferroviário "Domingos Lage", Casa de Cultura Roberto Carlos, Biblioteca Pública "Major Walter dos Santos Paiva" e do Arquivo Público "Evandro Moreira" gravem vídeos com duração de 5 a 10 minutos.

 

Os vídeos deverão abordar temas como: acervo, espaço físico, público alvo de visitação, adaptação à nova realidade virtual e qual contribuição a era digital traz para a realidade tradicional dos museus e centros culturais.

 

Os conteúdos serão editados pelo Arquivo Público e publicados nas redes sociais do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim (IHGCI), durante a semana do evento, que será de 21 a 27 de setembro.  

 

O objetivo é despertar a curiosidade da população em conhecer os Centros Culturais Municipais e a história local, além de destacar a importância desses espaços e motivar a visitação física, assim que possível.