Folha do ES
Seg, 14 de Jun
Gif Folha do ES

Home   Estilo     Decoração


Aprenda alguns segredos para multiplicar plantas em casa

Aprenda alguns segredos para multiplicar plantas em casa

Studio Lily traz dicas para quem quer criar um verdadeiro ‘berçário’ e ter uma selva particular

  Por Raphael Gomes de Souza

  12.maio.2021 às 15:48

Para quem gosta de cultivar plantas a premissa de ‘quanto mais melhor’ acaba, em um momento ou outro, se tornando algo comum. E, ao invés de ficar comprando toda hora, é possível multiplicá-las e acabar acompanhando de pertinho o belo ciclo da natureza.

Para isso serão necessárias as plantas (claro!) e alguns itens fáceis de achar em casa: canela em pó, mel, faca de serra, tesoura e álcool. “O primeiro passo é esterilizar a faca e a tesoura para matar os fungos que podem impedir a planta de crescer”, explica Gabriela Heringer, sócia e diretora criativa do ateliê de cerâmicas e curadoria de plantas Studio Lily. A especialista explica duas maneiras fáceis de propagar as plantinhas:

Propagar na terra:

Primeiro sinta a muda na terra, puxe levemente e, se ela sair, não há necessidade de cortar com faca ou tesoura. Se a mudinha estiver bem presa ao caule principal é só cortar com delicadeza. Depois de retirada, é a vez de colocar a canela na raiz para impedir a entrada de fungos. Em um vaso com terra faça um buraco do tamanho da muda, coloque dentro, cubra a entrada com terra bem apertada e regue.

É importante regar toda vez que plantar até a água escorrer embaixo. Pronto! A partir daí é só manter a planta nas condições necessárias, com regas e adubagem regulares – de acordo com cada espécie.

Propagar na água:

Após fazer o primeiro passo de retirar a muda da planta mãe é necessário lavar bem para retirar toda terra. Coloque a planta em um recipiente com água e faça trocas semanais. Assim, com o passar do tempo, ela vai criar raízes e poderá ser plantada em um vaso. “Na água a raiz sai mais rápido, mas demora um pouco para sair as folhas porque não tem muitos nutrientes.

Por isso é indicado, normalmente, esperar enraizar na água e depois passar para a terra, para então a planta se desenvolver”, diz Heringer. Outro segredo, colocar um pouco de mel na água nas primeiras semanas e trocar o líquido a cada dois dias. Assim, o processo será acelerado o processo de enraizar.


Fonte: Folha do ES

Comentários Facebook


Enquete


Você é contra ou a favor da volta às aulas presenciais neste momento?

  Votar   Ver resultado

Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2021 Folha do ES. Todos os direitos reservados.