Para aqueles que acreditam em resoluções e rotinas de ano novo é importante se atentar em pequenos detalhes como planejamento e persistência para alcançar seus objetivos. Infelizmente emprego é algo que não cai do céu!

E é fato que, o nível elevado de desempregados dificulta ainda mais a conquista pela tão almejada vaga.

Por isso, é importante que a rotina diária de um profissional desempregado seja encarada como um trabalho, isto é, incluindo em seu dia-a-dia atividades como enviar e atualizar currículos, se informar sobre o mercado e entrar em contato com pessoas que possam ajudar a encontrar a vaga.

Pensando nisso, deixamos aqui algumas dicas valiosas para aumentar as chances de arrumar um emprego em 2020:

1 – Objetivo e autoconhecimento:

Reflita sobre o tipo de trabalho que busca. Quais são as oportunidades que se aplicam à sua realidade? Quais tipos de empresas têm a ver com os planos e objetivos futuros? O que exatamente procura? Estar por dentro do universo da sua profissão e investir em cursos de especialização, palestras e encontros informais ajudam a se manter atualizado e aumenta a rede de networking.

 

2 – Escolha das empresas:

Liste as empresas onde você deseja trabalhar para estar alinhado com a cultura organizacional e compartilhar dos valores empresariais. Prefere empresas com culturas mais agressivas, direcionadas para metas e resultados, porém, com um crescimento mais acelerado? Ou empresas mais colaborativas e inovadoras, com áreas de descompressão e ambientes inspiradores? Estude sobre esses ambientes de trabalho, sobre o propósito empresarial, converse com pessoas que trabalham nesses lugares ou conheça a cultura corporativa. Se você não se identificar com a empresa, não adianta investir tempo e energia para trabalhar nela.

 

3 – Networking:

A partir do momento em que sabemos o que estamos procurando, podemos acionar diversos contatos: amigos, familiares, ex-colegas de trabalho e também grupos online. Caso não seja possível participar de palestras e encontros, esses grupos em redes sociais como LinkedIn e Facebook podem auxiliar na criação de redes de conexão. Mesmo não sendo tão explorado, o poder do “boca a boca” continua sendo uma ferramenta bastante efetiva quando nos referimos a encontrar novos desafios.

 

4 – Currículo:

Seja específico quanto ao seu objetivo. Currículos devem ter, no máximo, duas páginas. E precisam ser bonitos, modernos, interessantes. Imagine o recrutador na frente da sua caixa postal fazendo a triagem inicial para um processo seletivo onde recebeu mais de 500 currículos para uma única vaga! Qual a chance de seu currículo ser selecionado? Junto com o currículo você pode enviar uma Carta de Apresentação, na qual faz o seu marketing pessoal, conta sobre suas principais realizações e já informa algumas de suas características comportamentais, as chamadas soft skills. Entregar currículos impressos também funciona. Dependendo da cultura da empresa ou da cidade, ainda é comum receber currículos impressos. Cidades do interior estão mais abertas para isso. Mas tome cuidado: coloque seu currículo em um envelope limpo e nunca, jamais, entregue currículos amassados ou rasurados.

 

5 – Planejamento:

Neste momento, encontrar uma oportunidade deve ser prioridade em sua vida. Por isso, é importante estabelecer metas referentes ao número de horas dedicadas, quantos currículos serão mandados por dia, quais plataformas fazem sentido para essa busca.

 

6 – Mídias sociais:

O uso das mídias sociais deve se tornar um hábito, uma obrigação. Cadastrar seu currículo nos sites de empregos, nos sites das empresas onde você gostaria de trabalhar e no LinkedIn, que tem estratégia para elevar seu networking desde que você faça a sua parte na interação com pessoas-chaves. Criar um perfil não é suficiente. Tem que fazer networking todos os dias. Você deve buscar interação com pessoas estratégicas, porém, com o devido cuidado para não se tornar invasivo. Curtir e comentar as publicações de quem você segue é muito saudável. Se gosta de escrever, escreva pequenos posts sobre sua área de atuação, isso vai gerar movimentação no seu feed.

 

7 – Atualização profissional:

Invista tempo na sua atualização profissional. Pode ser um curso de idiomas, uma habilidade técnica não desenvolvida, habilidades comportamentais, como a de liderança, por exemplo. Essa é uma etapa de médio e longo prazo porque exige estudo e tempo. Uma vez identificada, comece a desenvolver essa atualização, não espere ser chamado para uma posição ou ser cobrado, seja proativo. Isso também se aplica à reciclagem do conhecimento, a se manter atualizado sobre seu mercado de atuação, e a acompanhar novas tecnologias que impactam o dia a dia do seu trabalho. Essa etapa é muito importante, principalmente para quando você estiver na etapa de entrevista presencial.

8 – Soft skills:

É importante conhecer as soft skills (habilidades comportamentais), pois conhecendo suas qualidades e seus pontos a serem melhorados você ficará mais à vontade para conversar com o recrutador a respeito. Se o recrutador pergunta “Quais são seus pontos fracos?” e você responde: “Sou muito ansioso”, você se enquadra entre os 90% dos candidatos que respondem a mesma coisa. Você poderia trocar essa resposta por algo do tipo: “Considerando que meu perfil predominante é o executor, eu foco muito no resultado e não me atento muito ao detalhamento das coisas, ponto ao qual preciso direcionar minha atenção”. Além disso, competências como empatia, sociabilidade, condescendência, dominância e perfil multitarefa são muito apreciadas e vêm sendo também avaliadas em processos seletivos que usam inteligência artificial para selecionar candidatos.

 

9 – Entrevista:

Estude a empresa e a vaga antes da entrevista, chegue preparado para uma conversa sobre sua carreira. Transmita segurança, boa energia e interesse na vaga. Mantenha a conversa cordial e animada, mas sem o uso de gírias e tomando cuidado com a comunicação informal. Lembre-se de que o seu corpo também se comunica e a sua postura e atitude podem negar ou afirmar aquilo que você está dizendo.

 

10 – Atitude positiva e persistência:

Não desanime, é bem possível que sua recolocação não aconteça na primeira entrevista que você fizer. Entenda que não existe o candidato certo e errado, e sim aquele que melhor se encaixa na vaga naquele momento. Portanto, peça feedback aos recrutadores, aprenda com seus deslizes, continue investindo no seu desenvolvimento profissional e entenda que quanto mais você se dedica ao seu objetivo, mais portas irão se abrir na sua jornada. Entenda que todo profissional bem-sucedido na carreira também já recebeu muitos nãos no passado e, tudo bem, faz parte. Tudo no seu tempo.