O governo do Espírito Santo decidiu ampliar as restrições para o funcionamento do comércio considerado não essencial nos finais de semana. Com a mudança, estabelecimentos localizados nos municípios classificados como risco moderado para a transmissão do novo coronavírus (Covid-19), só poderão funcionar de segunda a sexta-feira.

O anúncio foi feito pela secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, nesta sexta-feira (29), após uma reunião com os membros da Sala de Situação do Estado.

Matriz de Risco

As decisões do governo são tomadas com base na Matriz de Risco, que classifica o grau de risco dos municípios capixabas para o novo coronavírus com base nas ameaças e vulnerabilidades frente à pandemia.

Através da combinação de vários fatores (com coeficiente de incidência de casos e taxa de ocupação dos leitos), os municípios são classificados em risco baixo, moderado, alto ou extremo.

Diante da divisão, medidas específicas são adotadas para cada grupo de cidades. A classificação é mutável e atualizada semanalmente.

Até o anúncio da mudança em relação ao funcionamento do comércio nos finais de semana, as lojas das cidades de risco moderado podiam abrir de segunda a sábado, com turnos revezados.