O governo do Estado liberou a partir deste sábado (1º) a abertura dos restaurantes e da praça de alimentação dos shopping. O decreto que admite a abertura do setor de alimentação dos shoppings aos sábados nos municípios em risco moderado foi publicada em edição extra do Diário Oficial de quinta-feira (30).  As lojas permanecem funcionando de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h.

A liberação do funcionamento ocorre duas semanas depois da permissão para restaurantes em geral abrirem aos sábados nos municípios de risco moderado, como os da Grande Vitória. O setor de shoppings também vinha cobrando o governo para uma solução sobre o assunto, visto que a liberação de duas semanas atrás permitiu o funcionamento dos restaurantes, mas as regras não incluíam os que ficavam localizados nos shoppings, devido à proibição da abertura dos centros de compras.

Para Raphael Brotto, diretor-geral do Shopping Vitória e coordenador estadual da Abrasce (Associação Brasileira dos Shoppings Centers), a expectativa agora é para a reabertura das lojas aos sábados, melhor dia de venda para os centros de compras. “A abertura somente dos restaurantes não é vantajosa para um empreendimento como um shopping, visto que há um custo operacional para abertura de um quarto das lojas. Mas diante da situação, nos comprometemos e as lojas de alimentação e restaurantes da área gourmet vão abrir do meio-dia às 16h”, destacou.

Brotto avalia ainda que após 60 dias de reabertura dos shoppings, o setor pôde comprovar o que vinha falando a respeito da segurança sanitária dos estabelecimentos, por isso acredita que em breve as lojas devem voltar a funcionar aos sábados.