O faturamento do e-commerce, a compra e venda de produtos pela internet, cresceu 41% no Brasil, com mais de 194 milhões de pedidos feitos por consumidores brasileiros em um ano inteiro. Esse foi a maior alta percentual desde 2007. Segundo dados do estudo Webshoppers (Ebit/Nielsen & Bexs Banco), as vendas somaram cerca de R$ 87,4 bilhões no período, impulsionadas pela pandemia de Covid-19.

Mas é justamente nesse terreno fértil que empreendedores cometem erros cruciais para manter  um bom relacionamento com o público consumidor. Especialista em marketing digital, Aline Oliveira alerta, por exemplo, para a falta de constância nas postagens. "É a máxima do quem não é visto não é lembrado. Postar algumas vezes no mês não trará relevância ao perfil", explica. 

"Não aparecer nos stories é outro entrave. O story é a ferramenta que vai permitir mais humanização no perfil, onde as pessoas irão se conectar e criar um vínculo mais forte. É criada justamente para contar histórias, daí vem o nome da ferramenta. Soma-se a isso a necessidade de ter nicho, público alvo e persona bem definidos. Quando postamos assuntos específicos, para o público desejado, atraímos as pessoas certas e alcançamos clientes em potencial", continua Aline. 

Não ter identidade visual também atrapalha, diz a expert. "Ter identidade visual te ajuda a transmitir seus valores, essência e cria presença. Ao ver as cores específicas, cria-se automaticamente uma identificação de pertencimento ao seu perfil. E, por fim, é preciso se manter atualizado: a plataforma é atualizada semanalmente,  então é necessário estudar constantemente e entender como as atualizações da rede social estão afetando o mercado online".