Quatro montanhistas do Paraná chegaram a Nova Venécia em agosto do ano passado, com uma missão: escalar a Pedra da Fortaleza, localizada no interior do município, no distrito de Guararema. Toda a história faz parte de um documentário disponível na Globoplay, e foi intitulada de “A Resistência”.

 

Edemilson Padilha, Valdesir Machado, Willian Lacerda e Thomás Kampf escalaram por sete dias consecutivos o paredão extremamente vertical. Os registros do documentário foram feitos e dirigidos por Murilo Vargas, durante a escalada de 700 metros.

 

O documentário possui pouco mais de 25 minutos, com produção da 100 Limite Filmes, Canal OFF, com direção de Murilo Vargas.

Entre os dias, três deles, os montanhistas dormiram em macas, penduradas na pedra, já que não compensava mais voltar ao chão, devido ao local que os esportistas haviam alcançado. “Certamente, a pedra da Fortaleza está entre as vias de escalada mais difíceis do Brasil, nessa modalidade de grandes paredes”, diz um dos montanhistas, Edemilson Padilha.

 

O título do trabalho fica por conta de uma homenagem aos moradores da região do entorno da Pedra. “Passamos 10 dias na localidade e conversando com um dos moradores, o seu Alzenir de Oliveira, descobrimos que pedreiras já quiseram explorar essa pedra, mas com a resistência de quem reside ali, virou Patrimônio Histórico. Tá aí o motivo do nome que demos ao documentário: A Resistência”, explica Padilha.

 

Em relação às dificuldades, o montanhista afirma que nada foi fácil. “A dificuldade técnica da parede foi imensa. Existiam poucas saliências onde se agarrar para ir progredindo. A escalada foi difícil do início ao fim, e muito desafiadora”, conta.

 

Escolha do local

De acordo com Padilha, a escolha em escalar a Pedra da Fortaleza vinha sendo amadurecida há alguns anos. “Uma pessoa da região havia me falado sobre a pedra. Um dia estava vindo de outra escalada em Minas Gerais e passei para conhecer, a partir daquele momento, vi que precisaria voltar, e foi o que aconteceu”, diz.

 

Para Padilha, a emoção em escalar a Pedra localizada em Nova Venécia foi enorme. “Ninguém havia escalado, era uma pedra virgem”, fala. “Essa Pedra é única, o lugar é abençoado. Os moradores da região são pessoas simples, mas de uma sabedoria muito grande, uniram-se e frustraram os planos dos poderosos da região de cortar a pedra e vender o seu granito.

 

Para assistir o documentário, clique aqui e acompanhe a aventura na Pedra da Fortaleza.